sábado, 26 de abril de 2014

Estados Unidos: ENTRE O DISCURSO E A MENTIRA




EUA: Entre o discurso e a mentira

Por Frei Betto, no site "Correio da Cidadania"

"Bandidos, corruptos e tiranos têm em comum o fato de não carregarem a mínima culpa por seus delitos. Só não esperam que sejam revelados à luz do dia.

A história dos EUA contém páginas gloriosas que, no entanto, são maculadas pelas inúmeras invasões, pilhagens, saques, explorações e opressões. Quase metade do México foi abocanhada pelo Tio Sam no século XIX. Os territórios dos estados de Texas, Califórnia, Arizona, Colorado, Nevada, Novo México e Utah foram anexados aos EUA. E Porto Rico, apropriada em 1898, ainda hoje padece o jugo colonial.

Neste ano, o Brasil comemora (= faz memória) 50 anos do golpe militar de 1964. É abundante a documentação de como ele foi operado sob o comando do governo dos EUA.

Nas últimas décadas, os crimes perpetrados pela Casa Branca se multiplicaram: prisão em Miami dos cinco cubanos que tentavam evitar ações terroristas contra Cuba; sequestros, em vários pontos do planeta, de supostos terroristas, agora trancafiados ao arrepio da lei na base naval de Guantánamo; a invasão do Iraque sob o pretexto de que havia ali armas de destruição em massa; os voos assassinos dos drones sobre o Afeganistão e o Paquistão, ceifando a vida de camponeses inocentes etc.

Graças ao avanço tecnológico e à globalização, fica cada vez mais difícil o rei esconder sua nudez. Em anos recentes, vários funcionários do governo estadunidense, culminando com Edward Snowden, vêm revelando as atrocidades arquitetadas sob ordens da Casa Branca.

A notícia mais grave é a de que toda a população mundial é vulnerável ao controle da NSA (Agência 
de Segurança Nacional). Os olhos e ouvidos dessa agência captam conversas da presidente Dilma e da chanceler Merkel; segredos da Petrobras e da Siemens alemã; conversas telefônicas; e qualquer dado embutido em um computador ou smartphone. Os programas e aplicativos não são quase todos “made in USA”?

A internet, antes de ser uma rede ao alcance do cidadão comum, na década de 1990 era uma ferramenta militar operada há tempos. Conheci no México, em 2013, um ex-espião soviético que atuou nos EUA na década de 1970. Os russos haviam lhe dado uma velha máquina de escrever na qual ele “datilografava” sem necessidade de envolver o rolo com papel... Óbvio que a mensagem se transmitia por satélite.

Agora, quando em sua primeira entrevista na Rússia, à TV alemã, Edward Snowden revela que a NSA promove espionagem industrial, o site "BuzzFeed" divulga artigos em que agentes da espionagem dos EUA declaram sem escrúpulos a respeito de Snowden: “Adoraria meter uma bala na sua cabeça”.

Eis a lógica. Nada de ética. Nada de respeitar a soberania do Brasil e da Alemanha. Suas chefes de Estado devem ser espionadas. Porém, ninguém deveria saber, pois cabe aos EUA passar ao mundo a falsa imagem de um país "democrático, respeitoso às liberdades civis, onde todos têm iguais oportunidades de prosperar".

Mentira erguida sobre milhões de cadáveres espalhados mundo afora, de Hiroshima a Bagdá, do Vietnã à Nicarágua sandinista, como resultado do intervencionismo ianque."


FONTE: escrito por Frei Betto, no site "Correio da Cidadania". Postado pelo jornalista Altamiro Borges em seu blog (http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/04/eua-entre-o-discurso-e-mentira.html#more).

Nenhum comentário: