domingo, 13 de abril de 2014

Mídia feliz: SUCESSO DO ENGAVETAMENTO E SILÊNCIO SOBRE O "MENSALÃO TUCANO"


Continua dando certo para o PSDB a sonolenta morosidade, o esquecimento da Justiça das diversas instâncias e o silêncio da mídia quando se trata de julgar tucanos



   

Mensalão tucano: mais um escapa

Por Miguel do Rosário

"Para você ver como funciona nossa imprensa. A "Folha de sábado deu quase uma página inteira para nos informar que “Três condenados do mensalão passarão 5 dias fora da cadeia”. Trata-se do direito, concedido a milhares de presos em todo país, para passar alguns dias com suas famílias no feriado de Páscoa.

Realmente, é uma informação essencial para os brasileiros…

Enquanto isso, ficamos sabendo que Claudio Mourão, tesoureiro da campanha de Eduardo Azerado na campanha [do PSDB] de 1998, completa hoje 70 anos, e, com isso, fica livre de qualquer punição no caso do “mensalão tucano”, porque ainda não foi sequer julgado.

Só que isso não merece nem notinha na imprensa. Quer dizer, talvez saia alguma coisa neste domingo. Mas certamente não motivará nenhuma “campanha midiática”. Nem os patrocinadores de grupos anticorrupção na internet parecem interessados em organizar protestos contra a impunidade dos “mensaleiros” tucanos. Aliás, o termo “mensaleiro” jamais é usado para designar os tucanos envolvidos no esquema de Marcos Valério.


Também já foi esquecido que o único mensalão comprovado, com admissão de culpa, motivo e arma do crime, foi aquele pago para se aprovar a emenda da reeleição [de FHC/PSDB]. Mas isso todo mundo esqueceu, né. A imprensa jamais fará um “caderno especial” sobre o mensalão de FHC. Ainda mais agora, que o ex-presidente virou garoto-propaganda de Aécio Neves.

Eduardo Azeredo renunciou e seu caso será julgado em tribunal inferior, conferindo-lhe direito a uma dupla jurisdição. O caso motivou minúsculos editoriais de protesto, fingidos.

A continuarmos nesse ritmo, daqui a pouco será aprovada uma nova emenda na Constituição segundo a qual nenhum político filiado aos partidos conveniados à mídia pode ser investigado. Se for investigado, não poderá ser condenado. Se for condenado, não poderá ser preso. Se for preso, bem, aí o Congresso terá que fazer uma nova lei abolindo o regime carcerário brasileiro."

FONTE: escrito por Miguel do Rosário no blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=16615). [Título, imagens do google e legenda adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: