quinta-feira, 24 de abril de 2014

MAIS TUCANAGEM DO MINISTÉRIO PÚBLICO?





MP ARQUIVA AÇÃO DE "ENGAVETADOR" "DA ALSTOM" [Subtítulo eufêmico, para esconder que o que foi "engavetado" é um processo sobre crimes com dinheiro público atribuídos a tucanos da alta cúpula. O subtítulo protetor faz parecer que quem foi "engavetada" foi a Alstom...]

[JÁ PENSOU O ESCARCÉU DA MÍDIA E DA OPOSIÇÃO SE O PROCESSO "ENGAVETADO" FOSSE CONTRA PETISTAS?]

"O Corregedor-geral da instituição, Hindemburgo Chateaubriand, entendeu que "não houve falta" funcional do procurador da República Rodrigo de Grandis, que "deixou parado por quase três anos" pedido de cooperação jurídica da Suíça sobre o caso Alstom [o também chamado "propinoduto tucano"].  A investigação "arquivada" apurava o envolvimento dos consultores Arthur Teixeira, Sérgio Teixeira e José Amaro Pinto Ramos no pagamento de propinas a José Zaniboni, ex-diretor da empresa de trens metropolitanos do estado de São Paulo, a CPTM.

Do "Brasil 247"

O Ministério Público Federal arquivou a investigação do procurador da República Rodrigo de Grandis por "engavetar por quase três anos" pedido de cooperação jurídica da Suíça sobre o caso Alstom [que atinge a cúpula do governo paulista do PSDB].

Segundo o corregedor-geral da instituição, Hindemburgo Chateaubriand, "não houve falta funcional" [sic] do procurador. Segundo autoridades da Suíça, prazo "não teria causado prejuízos" [sic] à investigação.

O caso segue sob [extremamente rápida, mais veloz que um caracol] "apuração" do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). [Por falar nisso, como anda a "veloz" apuração do "mensalão tucano", muito maior e mais antigo do que o "mensalão do PT", que o STF não conseguiu provas e teve que condenar assim mesmo, por "ilações" e "depreensões", por pressão 
da mídia por urgência e rigor?].


[O veloz "batman" da mídia]


A investigação arquivada apurava o envolvimento dos consultores Arthur Teixeira, Sérgio Teixeira e José Amaro Pinto Ramos no pagamento de propinas a José Zaniboni, ex-diretor da empresa de trens metropolitanos do estado de São Paulo, a CPTM. As acusações são de pagamento de US$ 836 mil. Grandis alegou, em outubro de 2013, que o gabinete cometeu uma "falha administrativa".

FONTE: do jornal online "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/137548/MP-arquiva-a%C3%A7%C3%A3o-de-engavetador-da-Alstom.htm). [Título e trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: