quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

E-MAIL E SPAM: PROTEJA-SE DOS GOLPES DE FINAL DE ANO

Li ontem na Folha de São Paulo:

“A temporada de e-mails fraudulentos de fim de ano merece a atenção dos internautas.

Já viraram tradição spams com supostos cartões virtuais que servem como isca para ameaças.

Caso você receba um cartão de um anônimo (normalmente disfarçado de admirador secreto), contenha a curiosidade e não o abra. O melhor a fazer é apagá-lo. Nunca clique em anexo ou link.

Outra opção é entrar diretamente no serviço que supostamente enviou o cartão e ver quais os passos para ler a mensagem.

Mesmo que a lembrança aparente ser de um conhecido, tome esses cuidados ou pergunte para a pessoa se foi ela mesma que a enviou.

É comum as redes criminosas usarem computadores alheios para espalhar spams para a lista de contatos da vítima, sem que ela saiba.

ZUMBIS MULTIPLICADOS

O número de PCs dentro das botnets, como são conhecidas as redes de computadores-zumbis sob o domínio dos criminosos, pode ter crescido quatro vezes só no último trimestre, diz relatório da empresa de segurança McAfee. De acordo com o estudo, as botnets têm capacidade para espalhar 100 bilhões de spams em um dia.

Outra modalidade comum de golpe de fim de ano são mensagens falsamente atribuídas a lojas e bancos.

Os bandidos aproveitam o maior movimento em sites de comércio eletrônico nesta época do ano para mandar e-mails dizendo coisas como "sua compra foi cancelada".

O objetivo é lançar uma isca para quem, coincidentemente, fez uma aquisição com aquelas características.

Caso receba um e-mail que acredite ser verdadeiro, confira por telefone ou no site se a empresa usa aquele procedimento.”

Nenhum comentário: