sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

UM CRIME CONTRA O ESTADO

O blog do jornalista Luis Nassif ontem publicou:

TRÊS MESES DEPOIS, NADA SE SABE SOBRE GRAMPO

PF DEVE ENCERRAR EM JANEIRO INVESTIGAÇÕES SOBRE ESCUTA NO STF, QUE ATÉ HOJE NÃO TÊM PROVAS NEM SUSPEITOS


“Os delegados da Polícia Federal Rômulo Berredo e William Morad deverão encerrar em janeiro as investigações sobre o suposto grampo em telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Até o momento, depois de analisar os depoimentos de mais de 120 pessoas ao longo de três meses de investigação, os dois delegados não têm qualquer indício de autoria ou mesmo da existência do grampo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera o resultado do inquérito para decidir se reconduz o delegado Paulo Lacerda ao comando da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Não há dados que levem a uma pista da autoria, até porque ainda nem temos provas de se existe ou não a materialidade do crime — disse Berredo.

Segundo o delegado, a conclusão das investigações dependerá, a partir de agora, do resultado das perícias que o Instituto Nacional de Criminalística (INC) faz sobre dados e material coletado nas centrais telefônicas do STF, do Senado e das empresas de telefonia Vivo e Brasil Telecom. Na análise preliminar, peritos não encontraram indícios de grampo em telefones de Gilmar

“É crime contra o Estado”, diz delegado da PF O escândalo teve início em setembro, quando a revista “Veja” divulgou trechos de uma conversa telefônica entre Gilmar e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e apontou como suspeitos agentes da Abin, órgão de assessoria da Presidência da República, e integrantes da equipe do delegado Protógenes Queiroz, ex-coordenador da Operação Satiagraha — que investiga o banqueiro Daniel Dantas. A revista não apresentou o áudio da gravação, que, para a polícia, seria um dado básico para amparar a acusação de escuta ilegal.

Diante da pressão de Gilmar e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, Lula decidiu afastar Paulo Lacerda do comando da Abin até a conclusão do inquérito da PF sobre o assunto.

Para a polícia, as acusações são de extrema gravidade. Berredo entende que a denúncia está relacionada a um crime contra o Estado. Não se limita apenas à bisbilhotice, invasão de privacidade ou vazamento de dados sigilosos. Isso explicaria a extrema preocupação com a busca de dados que comprovem a existência do grampo.

— Estamos diante de um caso muito grave. Imagina se se acusa a CIA de grampear um ministro da Suprema Corte dos Estados Unidos? É crime contra o Estado.

COMENTÁRIO

Será um dos grandes desafios da mídia saber como tratar desse tema, deixando de lado o corporativismo em defesa de um valor maior: a preservação da liberdade de imprensa contra a desmoralização do conceito perpetrada pelos veículos aque se envolveram nessa provável trama.”

2 comentários:

Neri Assessoria & Marketing disse...

Estaria a Revista Veja do Grupo Abril orquestrando algum tipo de sacanagem contra os Poderes Constituídos da nossa República?

Estaria a Revista Veja do Grupo Abril engajada em algum tipo de Golpe contra o Estado Democrático?

Estaria a Revista Veja do Grupo Abril fazendo o que se espera de um veículo de imprensa sério e independente?

Estaria eu viajando na maionese quando sinto nojo e ásco sempre que me deparo com a bandalheira e falta de profissionalismo de boa parte dos (sic) jornalistas e seus veículos de comunicação de massas?

Na linguagem do meio, seria tudo isso uma simples "barrigada" da Revista Veja do Grupo Abril??

Unknown disse...

Prezado Neri,
Opino(respostas):
1)Sim;
2)Sim;
3)Não;
4)Não;
5)Não.
Maria Tereza