O jornal Valor Online ontem publicou a seguinte reportagem de Murillo Camarotto (li no UOL):
“As vendas de veículos no varejo doméstico somaram 271.393 unidades em março deste ano, o que representa expansão de 16,89% em relação ao mesmo mês de 2008. Na comparação com fevereiro último, houve crescimento de 36,1%, segundo dados oficiais divulgados hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No acumulado do primeiro trimestre, informou a entidade, as vendas ficaram em 668.319 unidades, um aumento de 3,13% ante os três primeiros meses de 2008, quando a crise ainda não havia chegado ao Brasil, o que reflete os efeitos da desoneração do IPI sobre a indústria automotiva nacional.
Se considerados apenas os automóveis de passeio e comerciais leves, as vendas no varejo em março somaram 260.959 unidades, uma elevação de 18,14% ante igual período do ano passado. Perante fevereiro de 2009, a alta foi de 36,38%. No primeiro trimestre, foram comercializados 642.031 veículos dessas categorias, um avanço de 4%.
Ainda de acordo com a Fenabrave, a Volkswagen liderou o mercado de automóveis de passeio em março, com fatia de 27,44%. Em seguida, aparecem Fiat (25,27%), GM (19,28%), Ford (9,81%), Honda (4,6%), Renault (3,64%) e Peugeot (3,49%).
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