segunda-feira, 3 de maio de 2010

DEMOS PROTEGEM DEMOS


O castelo de Edmar Moreira

FERNANDO RODRIGUES

"Caso encerrado

BRASÍLIA - Outro escândalo político [dos demotucanos] morreu de forma discreta. O deputado federal Edmar Moreira [DEMo] foi absolvido da acusação de mau uso de verba indenizatória.

Eleito por Minas Gerais, ele virou o "deputado do castelo", por ter sido proprietário de uma edificação kitsch-medieval em solo mineiro. Encrencou-se de fato por usar parte de sua verba indenizatória no pagamento de serviços de segurança prestados a si próprio por empresa também de sua propriedade.

O mandato de Edmar Moreira foi salvo por uma apuração postiça montada pelo corregedor da Câmara, ACM Neto [DEMo]. Em público, fingia buscar uma punição. Na prática, esfriou o caso. Deu certo.

Agora, veio a pá de cal. O TCU (Tribunal de Contas da União) se pronunciou em abril dizendo não enxergar problemas na conduta de Edmar Moreira. Considerou improcedente exigir que o deputado devolvesse o dinheiro.

A função do TCU é assessorar o Poder Legislativo. Apesar do nome ("tribunal"), nada tem a ver com o Judiciário. Com raras exceções, trata-se de um estuário de políticos aposentados em atividade.

O caso de Edmar Moreira teve como relator o ministro Raimundo Carreiro, ex-faz-tudo do Senado e amigo de deputados e de senadores. Apesar de a Constituição estabelecer de maneira cristalina os princípios da "impessoalidade" e da "moralidade" na administração pública, o TCU julgou (sic) normal um congressista usar dinheiro do Orçamento no pagamento de serviços de segurança prestados a si mesmo por empresa própria.

Caso encerrado, a vida volta ao normal. Edmar Moreira [DEMo] neste ano já lançou gastos de R$ 94,5 mil de sua verba indenizatória. Entre outras despesas essenciais ao exercício de seu mandato, torrou R$ 28,6 mil para alugar aviões da Abelhas Air. Sem problemas. Ele é inocente. Não deve nada a ninguém. Os brasileiros pagam a conta." [e a imprensa, demotucana, dará pouco destaque, como sempre, aos escândalos da direita, e ainda assim omitindo os partidos (PSDB, DEM, PPS) dos implicados, como no texto acima. Este blog 'ajudou' o texto da "Folha" a explicitar essas ligações partidárias...].

FONTE: escrito por Fernando Rodrigues e publicado hoje (03/05) na Folha de São Paulo [título e trechos entre colchetes inseridos por este blog].

Nenhum comentário: