terça-feira, 18 de maio de 2010

ESTÁ PRÓXIMO O ACORDO DE COMÉRCIO MERCOSUL-EUROPA

"União Europeia e Mercosul negociam área de livre comércio já em julho

As negociações entre União Europeia e Mercosul para construir a maior área de livre comércio do mundo recomeçam, "no mais tardar, no inicio de julho". É o que anunciaram as duas partes após a cúpula realizada nesta segunda em Madri, cujo objetivo principal acabou sendo o relançamento das negociações.

Mercosul e União Europeia vinham negociando desde 1999 um Acordo de Associação, cuja cereja do bolo seria justamente o livre comércio. Mas a resistência europeia a derrubar o enorme muro de proteção a seus produtores agrícolas levou a um impasse, que paralisou totalmente as conversas em 2004.

O movimento de ontem é, portanto, um passo adiante mas está longe de sinalizar que há uma boa chance de acordo. É verdade que as duas partes fizeram um punhado de reuniões nos últimos nove meses e é igualmente verdade que, nelas, foram emitidos sinais positivos. Mas não houve negociação de fato até agora. Quando chega a hora de pôr números à mesa, geralmente há um impasse, sempre no mesmo ponto, o agrícola.

O comunicado oficial de ontem diz que "os líderes estão conscientes de que esforços substantivos deverão ser feitos, e sublinham o seu pleno compromisso de engajamento nessas negociações".

Parece um sinal político relevante, mas sinais semelhantes foram emitidos em todas as reuniões de cúpula dos últimos muitos anos em relação à Rodada Doha de liberalização comercial. E ela continua parada."

FONTE: escrito por CLÓVIS ROSSI, enviado especial a Madri, publicado hoje (18/05) na Folha Online.

Nenhum comentário: