terça-feira, 18 de maio de 2010

EUA: BRASIL AJUDOU A MUDAR O ORIENTE MÉDIO PARA SEMPRE ?


"PARA SEMPRE?

A "Foreign Policy" deu três análises sobre o acordo, com imagens de Lula e do primeiro-ministro da Turquia e chamadas como "A vingança das potências médias" e "Declínio e queda dos parceiros da América?".

Na terceira e mais destacada, o analista David Rothkopf, sob o título "O Brasil e a Turquia acabaram de mudar o Oriente Médio para sempre?", avalia que a ação pode ter derrubado anos de "escolha binária", entre EUA e a União Soviética e depois EUA e a "comunidade internacional", no conflito para definir os rumos da região.

VALE TENTAR...

Em posts no "Financial Times", os correspondentes Jonathan Wheatley e David Gardner avaliaram que "tudo pode se dissolver", mas "a iniciativa do Brasil pode também evitar guerra com o Irã. Vale a tentativa".

RIR POR ÚLTIMO


Em post na Al Jazeera, a correspondente para América Latina Lucia Newman avalia que, sob ataque da cobertura nos EUA e no próprio Brasil, Lula arrancou um "gesto de boa vontade" do Irã -e pode vir a "rir por último".

"Merece aplausos tanto a iniciativa brasileira como a coragem do ministro Celso Amorim. Todos eles só merecem aplausos. Não há dúvida de que [Lula] desempenhou um papel muito importante. Não há dúvida de que é um grande momento da diplomacia brasileira." (do ex-ministro RUBENS RICUPERO, em entrevista ao Terra).

FONTE: publicado hoje (18/05) na coluna "Toda Mídia", de Nelson de Sá, na Folha de São Paulo [título colocado por este blog].

Nenhum comentário: