sábado, 8 de maio de 2010

FX-2: PRÓXIMA SEMANA O NOME DO CAÇA PREFERIDO PELO MD

"Ministro da Defesa vai entregar para Lula na semana que vem nome de caça

Documento do ministério deve ficar ponto já no começo da semana que vem.


O ministro da Nelson Jobim (Defesa) afirmou quarta-feira (5) em São Paulo que já escolheu o caça que vai equipar a FAB (Força Aérea Brasileira) e que vai entregar a sugestão para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final da semana que vem. Ele está terminando de elaborar o documento sobre a licitação para a compra das 36 aeronaves de guerra.

Os caças de três países estão na concorrência, estimada em R$ 10 bilhões: o francês Rafale, da Dassault, o norte-americano F-18 Super Hornet, da Boeing, e o sueco Gripen NG, da Saab.

- Estou terminando de elaborar uma exposição de motivos. Acertei com o presidente da República o seguinte: o ministro da Defesa não mandaria para ele as três opções para ele fazer uma escolha. O ministro da Defesa manifestaria a opção do ministério e para tal opção daria a sua justificativa.

Jobim disse que o documento estará pronto entre o final desta semana e o início da semana que vem, mas afirmou que deve fazer o anúncio ao presidente quando ele voltar de uma viagem à Russia e ao Irã, no final da semana que vem.

Ele disse ainda que, uma vez de posse do documento elaborado pelo ministério, Lula o encaminhará para consulta no Conselho Nacional de Defesa para só então tomar sua decisão.

Jobim afirmou que o preço dos caças não foi o critério mais importante para a escolha:

- O que pesa são os interesses do país. Ou seja, o Brasil não precisa comprar qualquer coisa a preço de banana. Nós não queremos banana, queremos coisas que dêem consistência para o Brasil.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou em janeiro último que “o barato às vezes sai caro”, em referência ao modelo sueco. A Saab – fabricante do Gripen – já prometera oferecer dois aviões pelo preço equivalente ao de um Rafale, que é o favorito para vencer a disputa."

FONTE: reportagem de Fabio Murakawa publicada pelo portal R7.

Um comentário:

Probus disse...

Oi Maria Tereza, vi esta reportagem faz tempo, achei até engraçada quando vi. Mas, pelo menos vi alguém, no mundo, achando que Lula vai chegar em Moscou (MRE- 13 e 14/MAI - Moscou, visita de Lula a Rússia) para se reunir com Putin e Medvedev com o FX-X fechado, constrangendo à fundo os dois líderes russos, interessados por DEMAIS em comércio Bilateral com a América Latina à partir do BraSil; Sabendo que a MB tem US$ 9 Bi para seu reaparelhamento; Tendo Lula assinado acordos para veiculação de documentos Ultra-Secretos com o Kremlin; Com a possibilidade do BraSil produzir Equipamentos de Defesa para TODA a América Latina / UNASUL; Podendo produzir o MiG-35 ou o SU-35BM em parceria com a Índia no BraSil; Com o retorno ao PAK-FA T-50; Tecnologia Espacial, Nuclear, Nanotecnologia, Embrapa;

De sobremesa, a Cadeira Permanente do CS. Acho que o Hu seria à favor.

Hu, Putin agree to enhance bilateral strategic ties

http://www.chinadaily.com.cn/china/2010russiatour/2010-05/09/content_9826131.htm