"Ministro da Defesa vai entregar para Lula na semana que vem nome de caça
Documento do ministério deve ficar ponto já no começo da semana que vem.
O ministro da Nelson Jobim (Defesa) afirmou quarta-feira (5) em São Paulo que já escolheu o caça que vai equipar a FAB (Força Aérea Brasileira) e que vai entregar a sugestão para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final da semana que vem. Ele está terminando de elaborar o documento sobre a licitação para a compra das 36 aeronaves de guerra.
Os caças de três países estão na concorrência, estimada em R$ 10 bilhões: o francês Rafale, da Dassault, o norte-americano F-18 Super Hornet, da Boeing, e o sueco Gripen NG, da Saab.
- Estou terminando de elaborar uma exposição de motivos. Acertei com o presidente da República o seguinte: o ministro da Defesa não mandaria para ele as três opções para ele fazer uma escolha. O ministro da Defesa manifestaria a opção do ministério e para tal opção daria a sua justificativa.
Jobim disse que o documento estará pronto entre o final desta semana e o início da semana que vem, mas afirmou que deve fazer o anúncio ao presidente quando ele voltar de uma viagem à Russia e ao Irã, no final da semana que vem.
Ele disse ainda que, uma vez de posse do documento elaborado pelo ministério, Lula o encaminhará para consulta no Conselho Nacional de Defesa para só então tomar sua decisão.
Jobim afirmou que o preço dos caças não foi o critério mais importante para a escolha:
- O que pesa são os interesses do país. Ou seja, o Brasil não precisa comprar qualquer coisa a preço de banana. Nós não queremos banana, queremos coisas que dêem consistência para o Brasil.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou em janeiro último que “o barato às vezes sai caro”, em referência ao modelo sueco. A Saab – fabricante do Gripen – já prometera oferecer dois aviões pelo preço equivalente ao de um Rafale, que é o favorito para vencer a disputa."
FONTE: reportagem de Fabio Murakawa publicada pelo portal R7.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Maria Tereza, vi esta reportagem faz tempo, achei até engraçada quando vi. Mas, pelo menos vi alguém, no mundo, achando que Lula vai chegar em Moscou (MRE- 13 e 14/MAI - Moscou, visita de Lula a Rússia) para se reunir com Putin e Medvedev com o FX-X fechado, constrangendo à fundo os dois líderes russos, interessados por DEMAIS em comércio Bilateral com a América Latina à partir do BraSil; Sabendo que a MB tem US$ 9 Bi para seu reaparelhamento; Tendo Lula assinado acordos para veiculação de documentos Ultra-Secretos com o Kremlin; Com a possibilidade do BraSil produzir Equipamentos de Defesa para TODA a América Latina / UNASUL; Podendo produzir o MiG-35 ou o SU-35BM em parceria com a Índia no BraSil; Com o retorno ao PAK-FA T-50; Tecnologia Espacial, Nuclear, Nanotecnologia, Embrapa;
De sobremesa, a Cadeira Permanente do CS. Acho que o Hu seria à favor.
Hu, Putin agree to enhance bilateral strategic ties
http://www.chinadaily.com.cn/china/2010russiatour/2010-05/09/content_9826131.htm
Postar um comentário