segunda-feira, 17 de maio de 2010

MEIRELLES RECEBE PRÊMIO EM NOVA YORK - "ECONOMISTA" SERRA O CRITICA


Criticado por Serra, Meirelles recebe prêmio nos EUA

A sete meses e meio de encerrar sua gestão na presidência do Banco Central, Henrique Meirelles vai pendurar em sua biografia um novo laurel.

Será agraciado, nesta quinta (20), em Nova York, com o título de “Personalidade do Ano de 2010”. Uma homenagem da Brazilian-American Chamber of Commerce (Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos).

Junto com Meirelles, vão aos EUA delegações de empresários e políticos. Comandam o segundo bloco Dilma Rousseff e Michel Temer.

A presidenciável petista e seu virtual parceiro de chapa prestigiarão Meirelles num instante em que o rival tucano José Serra o recobre de críticas.

Dito de outro modo: no momento em que Serra ["grande economista"(sic)] diz que o BC não é a Santa Sé, a chapa governista rende um tributo ao "papa" da política monetária.

Meirelles será festejado num jantar no The Waldorf Astoria, um dos mais elegantes hotéis de Nova York.

Deve-se a pajelança ao reconhecimento de que, na crise que roeu as finanças globais entre 2008 e 2009, Meirelles teve papel de destaque.

A julgar pela pregação de Serra ["renomado economista" (sic)], a distinção é imerecida. O grão-tucano acusa Meirelles de ter tardado a baixar os juros em meio à crise.

Critica-o também pelo manuseio das ferramentas cambiais. Acha que a sobrevalorização do Real impõe sacrifícios desnecessários à indústria nacional.

Noutros tempos, a candidata do PT daria razão a Serra. Ao longo de seu mandarinato na Casa Civil, Dilma dirigia críticas azedas a Meirelles.

A exemplo do Serra de hoje, a Dilma de ontem também achava que os juros administrados por Meirelles eram veneno, não remédio.

Ao virar candidata, Dilma viu-se compelida a moderar o discurso. Virou Meirelles desde criancinha. O PT, que também criticava o BC, agora faz um silêncio reverencial.

No dia 26 de maio, uma semana depois de degustar o quindim dos EUA, Meirelles será premiado também em Londres. Lá fora, a unanimidade. Aqui dentro..."

FONTE: publicado hoje (17/05) no blog do tucano Josias de Souza, no portal serrista UOL [título, imagem e trechos entre colchetes colocados por este blog democracia&política].

Nenhum comentário: