segunda-feira, 3 de maio de 2010

O OVO DA SERPENTE NO VENTRE DEMOTUCANO


"Quem fuma é uma pessoa sem Deus" (José Serra)

A sentença ‘bíblica' expelida por Serra no dia 1º de Maio, quando sugestivamente participava de um ato religioso da Assembléia de Deus, condensa mais que uma pérola do oportunismo eleitoral.

O tucano tateia um novo amálgama ideológico para uma candidatura que precisa se distinguir sem revelar a sua essência anti-Lula --o Presidente da República, por sinal, fuma cigarrilhas...

Serra busca um coagulador ideológico que reúna o componente de massa historicamente negado ao conservadorismo nativo, um dependente clínico da mídia, desde a UDN de Carlos Lacerda.

Duas forças não engatadas no 'catch all' do amplo comboio lulista estão na mira da pátina verde/fé testada pelo tucano no dia 1º de Maio.

De um lado, encontra-se aquilo que a Folha denomina como sendo ‘a classe média iluminista', preocupada com o consumo politicamente correto e a descarbonização do seu almoço sob o capitalismo. A Folha hoje é quase um órgão de circulação interna desse clube, majoritariamente tucano, assim como o universo de leitores do jornal (54% votam em Serra; 18% em Marina).

Na outra ponta, figuram amplos segmentos da pobreza urbana abandonados pela Igreja Católica com a repressão desfechada pelo Vaticano contra as Comunidades de Base.

Capturados pelo salvacionismo religioso, como o da Assembléia de Deus, de Marina Silva, que patrocinou a pregação de Serra, mantém-se relativamente afastados da política e dos sindicatos.

A operação embutida na frase do tucano busca dar a esse coquetel uma coerência ideológica baseada na idéia de que a questão social no século XXI será resolvida pela ‘técnica' (agenda verde + 'gestão eficiente') e pelo fanatismo religioso.

Esse é o ovo da serpente adulado no ventre da coalizão demotucana, mas os petizes frankfurtinianos da pág. 2 da Folha silenciam; alguns até dançam alegremente ao som do chocalho. Perto disso, o Bolsa Família é quase uma ‘bandeira' bolchevique..."

FONTE: cabeçalho da 1ª página de hoje (03/05) do site "Carta Maior".

Nenhum comentário: