sábado, 9 de junho de 2012

OS PESOS E AS MEDIDAS DOS MENSALÕES


[OBS deste blog ‘democracia&política’: não entendi por que o jornalista Ricardo Noblat, no seu blog no “O Globo”, publicou o artigo abaixo. Tanto “O Globo”, como Noblat são persistentes batalhadores pela volta da direita ao poder com os tucanos e demos, usando, para isso, total parcialidade e todos os artifícios, tergiversações e acrobacias de comunicação. Surpreendentemente, parece-me correto o texto lá publicado que aqui transcrevo, do cientista político Murillo de Aragão. Um detalhe é o autor chamar o mensalão em pauta de “do PT”, porém não trata os demais como “do PSDB” e “do DEM”. Refere-se a eles com camuflagens, tratando-os, de modo eufêmico e mais dispersivo, de “mensalão mineiro” e “mensalão candango”. Mas isso é um pormenor. Haverá alguma maligna entrelinha importante que não percebi?]

Por Murillo de Aragão, no blog do Noblat:

Cienttista político Murillo de Aragão
“Nunca na história deste país, como diz Lula, o STF esteve tão exposto aos humores da mídia e às pressões ditas “populares” em torno de julgamentos.

O recente julgamento da Lei do Ficha Limpa é um exemplo, com ministros acuados pela repercussão de suas opiniões e um julgamento moroso que deixou diversos políticos em clima de incerteza e manteve resultados eleitorais pendentes de confirmação.

Agora, temos uma situação esdrúxula gerada pela proximidade do julgamento de um dos casos conhecidos como “mensalão”. Vários aspectos são merecedores de profunda reflexão. Uma das reflexões possíveis aponta para uma grave questão: crimes semelhantes sendo tratados de forma distinta.

A razão desse sério desvio reside na pressão da mídia. Infelizmente, em um país ainda em construção, onde a mídia de qualidade existe apenas para poucos, não é de estranhar que muitos, ao invés de noticiar, busquem “editorializar” o noticiário de modo a influir no curso dos acontecimentos.

Considerando que tal situação é do amplo conhecimento, juízes, em especial do STF, deveriam estar mais do que blindados para tentativas de manipulação e de influências indevidas no curso de processos. Sejam elas quais forem.

No caso dos mensalões, vemos uma distinção no tratamento de crimes assemelhados. Tal distinção revela quanto exposto está o STF às pressões midiáticas para agilizar ou retardar as investigações e, até mesmo, dar tratamento desigual a assuntos iguais.

Por exemplo, o conhecido mensalão mineiro, que envolve políticos do PSDB, caminha lentamente ao largo da lupa da mídia e razoavelmente incólume das pressões indignadas. Na semana passada, a audiência do caso quase passou despercebida da atenção geral.

Comparando-se os dois mensalões, percebem-se fortes incongruências no tratamento de denúncias e de acusações semelhantes.

O mensalão mineiro tramita morosamente desde 1998 e foi desmembrado. Políticos com mandato estão sendo julgados no STF; pessoas sem mandato estão sendo julgadas na primeira instância. Isso significa que, além da lentidão no andamento do processo, houve desmembramento que beneficia – justamente – quem não é autoridade, com o duplo grau de jurisdição. Nada disso ocorreu no mensalão do PT, cuja eclosão se deu em 2005, isto é, sete anos depois de iniciado o processo de Minas Gerais!

Porém, os achados da Polícia Federal no caso do mensalão mineiro são tão extravagantes quantos os encontrados no mensalão do PT, e que serão comprovados no mensalão candango.

Em tempo: antes que me acusem de querer minimizar as condutas identificadas nas investigações dos mensalões, devo dizer que tenho convicção de que, em ambos os casos, houve condutas ilegais passíveis de condenação política e judicial. Não tenho dúvidas quanto aos malfeitos; tenho dúvidas acerca das responsabilidades dos nomes aventados.

Preocupa-me, no entanto, que, no afã de se fazer justiça, se atropele o estado de direito, não se reconheçam direitos básicos de ampla defesa e deixe de existir um ambiente saudável para o julgamento de tão importantes questões. Não pode haver dois pesos e duas medidas.”

FONTE: escrito por Murillo de Aragão, cientista político. Publicado no blog do Noblat  (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/06/07/os-pesos-as-medidas-dos-mensaloes-por-murillo-de-aragao-449317.asp) [Imagem do Google e observação inicial, entre colchetes, adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

2 comentários:

Unknown disse...

Porque o estardalhaço midiático envolvendo mensalão do PSDB, DEM e outros escândalos com atraso, ou sem?
a-(Complementando antigo comentário com alterações apropriadas ao surgimento dos novos escândalos.) O antigo comentário 1: Essa é velha, desde quando começou o mensalão do PT já se sabia à que vinha. E ao final em um também complemento dos vários que se seguirão farei um por que? Da pergunta que esta no inconsciente de todos.
b-(Complementando) Postei comentário aqui e em trocentos outros sites como forma de contribuição à democracia, fiz a minha parte, carreguei meus grãos de areia. Porque isso aí na verdade desde o seus início foi o seguinte: "Risco de Golpe Branco armado para o Brasil". c-Por mais uma vez o Ministro Ayres Brito esta diante do que parece um salto triplo carpado hermenêutico, e por mais uma vez se vê diante da possibilidade junto aos ministros do STJ de contribuir para mais uma vez evitar um Golpe Branco armado para o Brasil.
d-O aí acima foi para um outro artigo aqui da Carta Capital que o distribui para outros tantos artigos mais, replicados daqui ou de autoria própria com a mesma finalidades.
(complementando) Porém quanto maior o estardalhaço midiático envolvendo mensalão do PSDB, DEM e outros escândalos mais com atraso ou sem. e-A continuação daquele meu comentário que deu início à este com algumas alterações, resume bem à que vem tanto barulho, descrédito e esculhambação com o nosso sistema jurídico, o judiciário brasileiro. Apressando-o não a julgar justamente, mas a condenar, condenar, condenar... seja quem seja sem direito à sua defesa. f-Destruir a democracia sorrateira e disfarçadamente, como no Paraguai.
A continuação daquele mesmo comentário com as devidas modificações é mais estranho ainda, exige um pouco de concentração, minha, total, porque é o seguinte:
g-Você leitor pode estranhar a princípio as palavras que vou usar, mas não se preocupe porque vou explicar da maneira mais simples até porque sou simples, também não gosto de textos complicados.
Mas o golpe branco que planejam para o Brasil é pior do que o que foi dado no Fernando Lugo no Paraguai e tão sério que merece um pouco a mais de nosso esforço para compreende-lo.
h-Não é hora de fugir da "Realpolitic" pejorativamente (vou explicar mais adiante) e nem do maquiavelismo pejorativamente (também vou explicar mais adiante) poprque não é hora de ficar com dedinhos, ofendido e cheio de não me toques. É hora de falar sério ou seremos vencidos pelo pior inimigo do mundo, um ainda oculto para muitos.
i-Cuidado com o cuidado, o Brasil é a Galinha dos ovos de ouro das Ámericas e a votação do mensalão apressadamente é a derrubada de nossa democracia a médio prazo, arranjado pelos vende-pátria. Não será bom nem para situação e pior ainda para a oposição. Pois no fim seria uma guerra à mão armada.
j-(complementando) Incluir o mensalão do DEM e do PSDB mais outros escândalos como a perda de mandato de Démostenes Torres, O Cachoeira que diante das provas que vão sumindo vai virando corguinho. É tudo coisa armada e não é de hoje não.
(volto ao antigo) Vou por partes porque o momento é crítico para todos nós. Primeiro explicando o que é a Realpolitic "pejorativamente", k-Realpolitic é alemão e quer dizer Realítica Política, diplomacia, a prática em detrimento de noções ideológicas, já o termo usado pejorativamente, quer dizer políticas que são coercitivas, imorais ou maquiavélicas. E Maquiavel e Nietsche defendem a "Realpolitic" como um tipo de realismo político, maquiavélico no pejorativamente. l-E é o que esta arriscado a acontecer no Brasil, políticas coercitivias, imorais e maquiavélicas. (Complementando) Com mais escândalos em plena época de campanha política sem poupar a ninguém é no mínimo suspeito.

Unknown disse...

m-(Voltando 2) Estamos no auge do Maquiavelismo e da Realpolitic em seu uso pejorativo, em pleno vapor. A arapuca esta armada.
Parte 2: Outra parte, voltando ao passado recente repetindo parágrafos que escrevi em outro comentário Há tempos atrás e até artigos que arrisquei, em meu semi-analfabetismo, sobre o mensalão do PT já alertando "como uma tentativa de golpe de estado" no Brasil e dizia, eu, em meu precário conhecimento da política. n-Que só não aconteceu porque o Supremo Tribunal Federal e principalmente "Gilmar Mendes" se não me engano ainda procurador Geral da União ou já como ministro, juntos, acordaram a tempo e impediram o impeachiment de Lula. Porque até a maioria dos petistas já haviam caído no conto do vigário do mensalão e ameaçavam se rebelar contra o governo.
o-( Completando) Incluindo mensalão do PSDB E DEM nesta jogada só piora a ameaça de golpe, branco, porque desnorteia a população brasileira e nossos inimigos junto aos traidores vende-pátria poderão de alguma forma usurparem ainda mais de nossas riquezas.
p-Hoje, aLguns petistas, desavisados ou influênciados por uma pequena parcela de petistas bloguistas, excluindo espiões infiltrados e traidores , mas incluindo principalmente os que conscientemente por razões meramente pessoais e alteram os rumos desta história por outras intrigas e rusgas principalmente com Gilmar Mendes, e também outros ministros do Supremo Tribunal Federal. q-Blogueiros indignados que levam outros a tanto, quando deixo comentário dizendo a verdade, que o PT lhe deve gratidão eterna, ao Gilmar Mendes, como à todo o Supremo Tribunal Federal. E deveria agradeço-los com honrarias em nome da pátria, porque sustentaram corajosamente nossa soberania, os três poderes e a democracia.
r-Pois a rasteira havia sido dada e sorrateiramente rápida, e caso alguém não ficasse de pé logo como o STF e Gilmar Mendes, a derrubada do governo era certeira, estaria concretizada. E alguns blogueiros sujos ou progressistas seja qual nome se dêem ou lhes dêem, atiram à torto e à direita, só que, pela culatra, contra si e o próprio movimento a que fazem parte.
s-O Golpe Branco que preparam com o mensalão para o Brasil é a médio prazo, primeiro buscarão destruir Zé Dirceu, para enfraquecer Lula seu primeiro alvo, por consequência enfraquecendo ou trazendo Dilma para o lado deles. Como enfraquecer e desmoralizar Lula se ele é um homem forte e íntegro? t-Enfraquecendo o PT e toda a esquerda que o acompanha, primeiramente nas eleições municipais. Como? Com a artimanha marqueteira que usarão durante a votação do mensalão do PT.
u-Por amor a pátria não podemos permitir um movimento político golpista como este promovido pelos vende-pátria. Precisamos nos mobilizar, enviar e-mail para o STF e congresso alertando-os para este risco, menor que seja, havendo, o Brasil deve ter todo o cuidado porque nas Américas nós somos o alvo prinicipal, a galinha dos ovos de ouro.
v-Como já dizia o velho doutor Pignati lá no interiorzão do Mato Grosso: :"Abram o olho companheiros".
Agora! Por que estão fazendo isto tudo? Para beneficiarem à quem? Quem esta por trás de tudo isto? Até agora a única resposta que temos é que todos os nossos três poderes estão sendo crucificados x-deixando a nação em um pânico de tamanho desespero que já não sabe em quem mais depositar as suas confianças e o que fizerem à nação. Como entregarem ainda mais suas riquezas aos inimigos, da forma que seja formada a opinião pública pela mídia, será aceito pacíficamente tamanha a confusão.
y-Está na hora do STF dar um basta nisso. Golpe branco no Brasil! Não!
José da Mota.