quarta-feira, 13 de junho de 2012

SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO SÃO AS CIDADES MAIS CARAS DAS AMÉRICAS

São Paulo, a mais cara das Américas

São Paulo é a 12ª mais cara do mundo e o Rio de Janeiro é a 13ª, segundo o ranking anual da empresa de consultoria Mercer divulgado na segunda-feira (12), que aponta a japonesa Tóquio no topo da lista, deslocando a angolana Luanda para a segunda posição.

O estudo considera as duas maiores cidades brasileiras como as mais caras das Américas, seguidas de Caracas (29ª), que subiu 22 posições desde o ano passado, Nova York (33ª), que caiu uma colocação, e Brasília (45ª), que recuou 12.

O estudo constata que "a maioria das cidades europeias caíram na classificação", com poucas exceções. "Isso se deve principalmente à instabilidade econômica na Europa, que levou à depreciação da maior parte das moedas locais contra o dólar americano", comentou Nathalie Constantin-Métral, coordenadora da pesquisa.

Paris mantém sua tendência de queda e perdeu 10 posições, ocupando este ano o 37° lugar. Mas continua sendo a cidade mais cara da zona do euro. Londres, que já foi uma das cidades com maior custo de vida, ocupa agora a 25ª posição. Milão, Roma, Estolcolmo, Viena, Amsterdã, Helsinqui, Praga, Bruxelas, Dublin, Oslo, Luxemburgo, Barcelona, Frankfurt e Munique também caíram no ranking.

Esse estudo usa como referência a cidade de Nova York e se baseia no custo de 200 bens e serviços, incluindo despesas com transporte, alimentos, roupas, lazer, eletrodomésticos e aluguel.

A análise leva em conta as variações monetárias, determinadas em relação ao dólar americano, e visa ajudar os governos e as empresas multinacionais a avaliarem o montante dos bônus de expatriação para seus empregados em mobilidade internacional.”

FONTE: portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=185598&id_secao=1) [Imagem do google adicionada por este blog ‘democracia&política’]

Nenhum comentário: