quarta-feira, 20 de junho de 2012

BRASIL É DOS MENOS POLUENTES PARA GERAR ENERGIA

BRASIL EMITE MENOR QUANTIDADE DE GÁS CARBÔNICO PARA GERAR ENERGIA ENTRE OS PRINCIPAIS PAÍSES DO MUNDO


Por Alana Gandra, repórter da Agência Brasil

"Rio de Janeiro - Estudo sobre a qualidade da matriz elétrica mundial mostra que o Brasil é um dos países que mais contribuem para a sustentabilidade no mundo, no que diz respeito à sua matriz elétrica. O estudo foi divulgado ontem (19) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no Humanidade 2012, evento paralelo à Rio+20.

O Brasil emite cerca de 60 toneladas de gás carbônico para gerar um gigawatt/hora (GW/hora). O mundo, na média, emite quase dez vezes mais, da ordem de 500 toneladas para gerar um GW/hora”, disse à Agência Brasil o gerente de Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Cristiano Prado.

Segundo ele, o Brasil usa muita hidreletricidade e energia nuclear. “Os países que usam outras formas de energia mais poluentes acabam emitindo mais gás carbônico e, em consequência, poluindo mais para gerar energia elétrica”, explicou o economista da Firjan.

No ranking de qualidade da matriz de energia elétrica, dos 71 principais países do mundo, o Brasil aparece na quinta posição, depois da Suíça, Noruega, Suécia e Islândia.

Em comparação aos países que integram o BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brasil está melhor posicionado, uma vez que emite menos gases de efeito estufa. “Na verdade, ele emite quase 11 vezes menos do que a média dos demais países do BRICS”.

Cristiano Prado declarou que esse é um dado muito positivo, porque como o BRICS apresenta perspectiva de continuidade de crescimento forte nos próximos anos, “o Brasil, com a qualidade de sua matriz elétrica, é o que menos impactará o planeta no que diz respeito à geração de energia para suportar o crescimento”.

A análise é válida também para os dez maiores países do mundo, cuja relação inclui o Brasil. Nessa comparação, o país ocupa a melhor posição em termos de qualidade da matriz. “Ele é o que menos contribui para poluir o planeta no que diz respeito à geração de energia elétrica”. Além disso, Prado ressaltou que do total de emissões de gás carbônico equivalentes durante a geração de energia, o Brasil ocupa também uma posição de vanguarda, de acordo com dados de 2009 da Agência Internacional de Energia.

O Brasil contribui com 0,3% das emissões de gás carbônico quando gera energia elétrica. Os dez maiores países correspondem a 70,6%”. A contribuição de emissões no mundo dos Estados Unidos, em termos de geração de energia elétrica, alcança 22,4% e da China, 26,3%.

Portanto, tanto no que diz respeito à qualidade da matriz elétrica, como à quantidade de emissões [de gases de efeito estufa] para gerar energia, o Brasil ocupa uma posição de destaque e contribui para a sustentabilidade do mundo de hoje”, disse.

FONTE: reportagem de Alana Gandra, repórter da Agência Brasil (edição de Aécio Amado)  (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-19/brasil-emite-menor-quantidade-de-gas-carbonico-para-gerar-energia-entre-os-principais-paises-do-mundo)

Nenhum comentário: