"O jornalista Breno Altman critica a abordagem que a imprensa ocidental faz para justificar a guerra contra o terrorismo islâmico. Para ele, "a narrativa de que o grande inimigo é o terrorismo segue a lógica de que, em nome da luta contra o terror, os impérios ocidentais devem ampliar a presença militar, a presença econômica e o controle sobre as fontes de riqueza e sobre a organização geopolítica naquela zona, que são efetivamente os elementos em disputa". "A narrativa da guerra contra o terror incrementada é benéfica às ações das potências ocidentais e da ultradireita", afirma Altman em entrevista à TVT publicada em seu blog no "247", em parceria com o "Opera Mundi".
Do "Brasil 247"
"A imprensa ocidental opera no mesmo cumprimento de onda dos atentados de Nova York, buscando construir uma narrativa de que o grande problema no Oriente Médio está na luta contra o terrorismo islâmico". A avaliação é do jornalista Breno Altman, em entrevista à TVT, ao comentar o recente atentado contra a revista "Charlie Hebdo", em Paris, no início deste mês.
Para Altman, "a narrativa de que o grande inimigo é o terrorismo segue a lógica de que, em nome da luta contra o terror, os impérios ocidentais devem ampliar a presença militar, a presença econômica e o controle sobre as fontes de riqueza e sobre a organização geopolítica naquela zona, que são efetivamente os elementos em disputa".
"A narrativa da guerra contra o terror incrementada é benéfica às ações das potências ocidentais e da ultradireita", afirma.
Aqui neste link veja a entrevista e abaixo o vídeo no Youtube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário