domingo, 25 de janeiro de 2015

PERIGO ! HOLOFOTES SOBRE O JUIZ SERGIO MORO




Sergio Moro e o perigo dos holofotes

Por Miguel do Rosário 

"Estou fazendo um grande esforço para não deixar minha imaginação achar que a mídia, em conluio com setores golpistas incrustados no Estado, irá conseguir, novamente, transformar uma ação penal importante numa conspirata política.

Como fizeram com a Ação Penal 470, vulgo "mensalão". Poderia ter sido uma ação esclarecedora para o Brasil mudar, de uma vez por todas, o sistema de financiamento eleitoral.

Preferiram transformar tudo num circo e promover inúmeras "inovações penais", sempre em detrimento das defesas [e da justiça].





Parece que estão fazendo a mesma coisa com a "Lava Jato".

A tática de apenas manter os acusados em prisão preventiva por tempo indeterminado, num sistema penal que tem presídios ainda associados à ideia de masmorras medievais, recupera a estratégia da tortura, mais recentemente usada em Guantánamo pelos EUA.

Estão fazendo na Lava Jato a mesma coisa que os americanos fazem em Guantánamo. Prendem sem acusação formal e mantêm o sujeito encarcerado até que ele delate alguma coisa. Qualquer coisa.

Quer dizer, não exatamente qualquer coisa.

Os presos, que não são idiotas, não precisam de muito tempo para entender o jogo.

Têm que denunciar alguém ligado ao governo. Só assim serão bem recebidos por uma mídia terrivelmente agressiva, que persegue a família inteira do sujeito se ele não dançar conforme a música.

Contra todas as evidências, tento acreditar que não vão envenenar novamente a democracia com táticas penais e investigações fascistoides, mas está difícil.

A situação lembra em muito o filme "Z", de Costa Gravas, que conta exatamente essa história. Uma investigação que vai se desvirtuando e, apesar de toda a aparência legal, se transforma numa insidiosa operação antidemocrática e golpista.

Minhas esperanças sofreram novo abalo hoje, ao saber que a "Globo" dará o "Prêmio Faz Diferença" a Sergio Moro. E que, pelo visto, ele já aceitou receber.

Esse prêmio é um acinte à democracia.

Um Judiciário isento não pode aceitar prêmios do setor privado, ainda mais de uma empresa de comunicação cujos proprietários são a família mais rica do Brasil. Poder e dinheiro consolidados na ditadura, e mantidos pelo regime de monopólio constituído nos anos de totalitarismo.

Uma empresa que usa seu jornalismo como ferramenta de poder com vistas a defender seus próprios interesses políticos e econômicos.

O Judiciário precisa tomar cuidado com os holofotes."


FONTE: escrito pelo jornalista Miguel do Rosário no blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=24369).[Título, imagens do google e entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: