quinta-feira, 13 de maio de 2010

COMÉRCIO VENDE 15,7% MAIS QUE EM 2009

"Comércio vende 15,7% mais que em 2009

Com expressivo resultado em março, as vendas do comércio reforçam ainda mais a tendência de alta dos juros sinalizada pelo Copom (Comitê de Política Monetária do BC) para os próximos meses.

Os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que as vendas do comércio varejista cresceram 1,6% ante fevereiro, terceira alta consecutiva nessa comparação.

Em relação a março de 2009, a alta foi de 15,7%, variação recorde dentro da série histórica iniciada em 2001.

O desempenho acompanha o ritmo mostrado por outros indicadores que apontam para um forte aquecimento da economia no primeiro trimestre, acima do previsto por analistas e pelo próprio governo.

No acumulado do primeiro trimestre, houve variação positiva de 12,8% ante igual período no ano passado -quando a economia ainda sofria com mais força o impacto da crise.

"O resultado do comércio reforça a tendência de alta dos juros. Todos os indicadores mostram um aquecimento da economia acima do esperado", afirma Douglas Uemura, economista da consultoria LCA.

Com a confiança em alta, o consumidor segue comprando bens duráveis. Em março, as vendas de veículos, motos, partes e peças tiveram incremento de 10,3% sobre fevereiro. Na comparação com março de 2009, a alta foi de 32,4%. O avanço está relacionado ao fim do desconto do IPI para carros.

É esperada uma leve desaceleração do comércio nos próximos meses."

FONTE: reportagem de CIRILO JUNIOR publicada hoje (13/05) na Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: