terça-feira, 18 de maio de 2010

SENSUS : DILMA 35,7% - SERRA 33,2%

""Sensus aponta "empate" [sic] entre Dilma e Serra

Petista está numericamente na frente, com 35,7%, contra 33,2% do adversário tucano

Margem de erro da pesquisa, feita no período em que a propaganda eleitoral do PT foi transmitida em cadeia de rádio e TV, é de 2,2 pontos .

Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra Dilma Rousseff (PT) na frente, numericamente, de José Serra (PSDB) na corrida presidencial com 35,7% das intenções de voto, contra 33,2% do tucano. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos, o resultado configura empate técnico [isto é: em extremos, Dilma pode estar disparada na frente com 37,2% e Serra com 31%, ou Dilma com 33,5% e Serra com 35,4%].

A pré-candidata do PV, Marina Silva, ficou em terceiro, com 7,3%. Os demais candidatos registraram percentuais que variam de 1,1% a 0,1%. Brancos, nulos, indecisos e os que não responderam somam 20,6%.

Em uma segunda simulação feita pelo Sensus, desta vez sem os "nanicos", Serra tem 37,8%, enquanto a petista ficou com 37% das intenções, também empatados tecnicamente.

Numa eventual disputa de segundo turno entre Dilma e Serra, a petista tem 41,8% contra 40,5% do tucano.

A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 14 de maio, em meio à veiculação do programa eleitoral do PT em rádio e TV.

O Sensus mudou a metodologia da sondagem. Antes, o instituto questionava a avaliação que o entrevistado tinha do governo Lula antes de perguntar o candidato de sua preferência.

Licenciado do cargo, o presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade (PR), disputa indicação de uma vaga ao Senado na chapa de Hélio Costa (PMDB), aliado de Dilma.

Na pesquisa, o governo do presidente Lula atingiu mais um recorde, avaliado de forma positiva por 76,1%.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 11.548/2010.

Reunido na noite de ontem, o conselho político da pré-candidatura Dilma comemorou o programa do PT na TV e o resultados das pesquisas.

Deputados saíram do encontro falando em vitória no primeiro turno. "Se na primeira possibilidade de Lula falar que ela é a candidata dele houve essa revolução, imagina em 45 dias de campanha na TV. A avaliação geral aqui foi a de que não haverá segundo turno", afirmou o deputado Dagoberto (MS), líder da bancada do PDT."

FONTE: reportagem de GABRIELA GUERREIRO publicada hoje (18/05) na Folha de São Paulo [título e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: