quinta-feira, 8 de julho de 2010

CRIMINALIZAR A ESMOLA [E A FOME]: OBJETIVO DO VICE DE SERRA

‘De primeiro’, os revolucionários não davam esmolas porque queriam que a miséria aumentasse mais ainda e fosse fator da revolução social, que logo acabaria a injustiça social e a fome. Depois, veio a influência americana, através do tucanato e afins: “Só quem pede esmola é preguiçoso, que não tem coragem de trabalhar, de matar búfalos e bisões para comer. Mendigo é apenas um preguiçoso”.

PUNIÇÃO

Isso levou o atual candidato [do PSDB] à Vice-Presidência da República a apresentar projeto de lei, punindo quem dê esmolas e quem as peça na via pública. O pobre tem é de passar fome e ir à luta como vão os banqueiros, os Ermírio de Morais, os compradores de empresas estatais.

PÃO NO CÉU

Fora daí, cabe ao pobre, sossegada e pacientemente, morrer de fome, como lhe ocorria antes da expansão do Programa Bolsa Família, feito por Lula. Àquele tempo, antes do atual governo, circulou em Fortaleza um poema de uma criança em ânsias de agonia, morrendo de fome e indagando da mãe:" Mãe, no céu tem pão?"

TODOS TÊM DE COMER

Como não sou dessa visão de mundo, meu maior orgulho de ser brasileiro é saber que nenhum cidadão mais está morrendo à mingua, por não ter o que comer. Com esta bolsa família, disseminada por Lula, e que os tucanos combatiam no começo de seu governo, chamando-a de esmola, todos comem. Pouco, é certo. Mas o suficiente para não morrer de inanição.

SOBRA DE ALIMENTOS

Tinha vergonha de meu país quando milhares de brasileiros sucumbiam à fome, em meio aos excessos de produção de gêneros alimentícios, enquanto leite, frangos eram jogados nas estradas por falta de quem lhes pagasse o preço condigno.”

FONTE: escrito por Lustosa da Costa e publicado em sua coluna no Diário do Nordeste [título e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: