sábado, 10 de julho de 2010

EMPREGOS EM SÃO PAULO: LULA 3,5 MILHÕES X FHC 77 MIL


DA SÉRIE “PSDB, O BRASIL PODE MENOS” – EMPREGOS EM SÃO PAULO: LULA 3,5 MILHÕES X FHC 77 MIL

“Como não conseguirão emplacar um discurso nacional e defender o governo FHC, o mais provável é que os tucanos busquem confrontar as suas administrações de São Paulo e de Minas Gerais com o governo Lula. Buscarão defender um suposto descolamento do desempenho de seus Estados em relação ao país como um todo. Essa tese do descolamento em termos econômicos, sociais e fiscais é ridícula.

As grandes políticas que impactam o crescimento da economia são federais. Em algumas dessas políticas existe, de fato, a participação dos Estados e Municípios. Mas as políticas são complementares e não concorrentes com a União. Ou seja, se o governo federal praticasse políticas macroeconômicas anticrescimento, as iniciativas dos Estados e Municípios, isoladamente, não conseguiriam reverter a situação.

A sincronia entre o desempenho da União e dos Estados federados na economia é óbvia. Não é preciso ser economista para entender que o crescimento do Produto Interno Bruto – PIB do Brasil nada mais é do que a média do crescimento dos Estados federados. Segundo o IBGE, oito Estados brasileiros concentram quase 80% do PIB nacional – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Assim, a taxa de crescimento da economia brasileira tende a ser próxima das taxas de crescimento destes Estados mais importantes, que tem peso na formação do PIB, como é caso de São Paulo e de Minas Gerais. Por isso mesmo ou os Estados crescem ou afundam na estagnação junto com o Brasil.

O grande contraste que existe, portanto, não é entre a suposta “eficiência” do governos estaduais tucanos e a “ineficiência” do governo Lula. O contraste, cada vez mais evidente, é o desempenho da economia, das finanças e das políticas sociais nos Estados sob os governos FHC e Lula. Um exemplo inquestionável é São Paulo. Em oito anos de governo FHC, São Paulo gerou apenas 77 mil empregos de carteira assinada. Lula, em sete anos e cinco meses, atingiu a espetacular marca de 3 milhões 504 mil novos empregos de carteira assinada no Estado, uma média anual de 48 vezes mais que no governo FHC.”

FONTE: Os dados são do Caged do Ministério do Trabalho. Os dados do período de 1999 a 2010 são do Sítio do Ministério e de 1995 a 1998 foram extraídos do estudo “Comportamento do emprego formal”, de Edelcique Machado Serra, economista e autor do livro “O Brasil de Lula e o de FHC”. Publicado no blog “Os amigos do Presidente Lula”.

Nenhum comentário: