domingo, 4 de julho de 2010

LULA EM VISITA A SEIS PAÍSES AFRICANOS

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou (02/07) para a África, onde fica até o dia 12. Ele visita seis países e começou por Cabo Verde (03/06). Depois segue para a Guiné Equatorial, o Quênia, a Tanzânia, Zâmbia e a África do Sul.

Apaixonado por futebol, o presidente disse que quer ver a final da Copa do Mundo em Joanesburgo. A temporada africana é a última missão de Lula antes das eleições de outubro.

Lula deve assinar uma série de acordos bilaterais nas áreas de saúde, agricultura, biocombustíveis e até de isenção de vistos em alguns países. Também há reuniões com empresários em todos os locais por onde ele passar. Em Lusaca, no Quênia, o presidente participa da cerimônia de lançamento do emblema oficial da Copa do Mundo da Fifa - Brasil 2014.

Na Ilha do Sal, capital de Cabo Verde, Lula irá à Cúpula Brasil-Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao). A cúpula reforça a política externa brasileira de aproximação com a África. Em Malabo, na Guiné-Bissau, Lula tem reunião com o presidente Malam Sanha.

“O Brasil deseja contribuir para garantir a segurança alimentar e eliminar a desigualdade social, que são elementos centrais da nossa política de governo. Portanto, o Brasil crê que existe um grande espaço para a cooperação com esses países”, afirmou o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.

Na Guiné Equatorial, Lula participa de encontro com empresários e tem reuniões com o presidente Teodoro Mbasogo. A ideia é firmar acordos para a isenção de visto em passaportes diplomáticos, oficiais ou de serviço, além de autorização para o exercício de atividades remuneradas por parte de dependentes do pessoal diplomático, consular, militar, administrativo e técnico e de cooperação na área de defesa.

“As maiores potencialidades do comércio entre os dois países concentram-se nos setores de gás e petróleo, infraestrutura, construção civil, máquinas e equipamentos agrícolas, material de defesa e aeronaves”, afirmou Baumbach.

Em Nairóbi, no Quênia, Lula se reúne com o presidente Mwai Kibaki, com quem definirá uma série de acordos bilaterais. Em seguida, o presidente participa de seminário empresarial Brasil-Quênia. Na capital da Tanzânia, Dar es Salaam, o presidente visita o pavilhão brasileiro da Feira Internacional de Comércio.

Com o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, Lula pretende reforçar o interesse de ampliação das relações bilaterais. A pauta de cooperação inclui atividades da Petrobras, que já está instalada no país, e o mercado no ramo da mineração, da bioenergia e da construção civil. Devem ser assinados acordos de combate ao desflorestamento e às piores formas de trabalho infantil.

Em Luzaca, na Zâmbia, Lula e o presidente do país, Rupiah Banda, participam de reuniões com empresários. A Zâmbia dispõe de um dos mais importantes sítios de recursos minerais do mundo e de potencial nas áreas de agricultura e biocombustíveis. Na visita devem ser assinados acordos para a execução de projetos sobre HIV/aids, ensino profissionalizante e produção de biocombustíveis.

Na visita à Zâmbia também deverão ser firmados acordos de cooperação na área de educação, sobre isenção de vistos em passaportes diplomáticos e oficiais. É a primeira visitia de um presidente brasileiro ao país. “Este também é o caso, aliás, no que diz respeito às viagens à Guiné Equatorial, ao Quênia e à Tanzânia”, afirmou o porta-voz.

Em Lusaca, Lula participa da cerimônia de lançamento do emblema oficial da Copa do Mundo da Fifa - Brasil 2014. Em seguida, o presidente viaja para a África do Sul, onde está tudo preparado para a final da Copa. Ele não tratará, no entanto, somente de futebol - visitará o monumento Isivivane Memorial, construído em memória aos mortos nas lutas pela humanidade e pela liberdade. Esta será a terceira visita do presidente brasileiro à África do Sul.

Na passagem por Joanesburgo, Lula e o presidente sul-africano, Jacob Zuma, reforçaram os acordos de cooperação. Eles assinaram a Declaração de Parceria Estratégica Brasil-África do Sul. Também devem ser assinados memorandos em várias áreas – agricultura, governança e relações institucionais.”

FONTE: reportagem de Renata Giraldi publicado pela Agência Brasil (edição: Graça Adjuto).

Nenhum comentário: