sábado, 3 de julho de 2010

PRODUÇÃO DE MÁQUINAS TEM A 14ª ALTA CONSECUTIVA

DADOS DO SETOR DE BENS DE CAPITAL REFLETEM AVANÇO DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS

EM MAIO, PRODUÇÃO GERAL DA INDÚSTRIA FICOU ESTÁVEL, MAS RESULTADO ACUMULADO DO ANO TEM CRESCIMENTO DE 17,3%


"Em seu conjunto, a indústria estagnou de abril para maio, mas o detalhamento dos dados mostra um avanço na produção de bens de capital, sinal do crescimento dos investimento na economia.

A categoria que agrega a produção de máquinas e equipamentos cresceu 1,2% na comparação livre de influências sazonais -a 14ª taxa consecutiva de expansão.

Já o total da indústria -afetada pela freada na produção de bens de consumo- mostrou estabilidade de abril para maio. Por outro lado, registra alta de 14,8% na comparação com maio de 2008 -sob influência da fraca base de comparação dos cinco meses iniciais de 2009.

De janeiro a maio, a indústria acumula avanço de 17,3% -o maior para o período desde o início da pesquisa do IBGE, em 1991.

Passada a crise, as indústrias voltaram a investir no "aumento de capacidade produtiva", diz André Macedo, economista do instituto.

Com abertura de novas unidades, ampliações e modernizações, a capacidade instalada cresce, e cai o risco de pressão inflacionária.

De olho nos dados da indústria, o Banco Central calibra sua política monetária e poderia até optar, diante da retomada dos investimentos, por alta mais branda dos juros. "O BC não vai mudar sua trajetória de alta da Selic. A economia continua aquecida", diz Rafael Bacciotti, analista da
Tendências.

Apesar do bom desempenho, a produção de bens de capital fechou maio com queda de 2,4% na comparação com seu patamar recorde, de setembro de 2008.

Dentre os bens de capital, os destaques, em maio, ficaram com os destinados à construção civil, à própria indústria e ao transporte.

Já a queda de bens de consumo semi e não duráveis (-0,9%) reflete a menor produção de gasolina, com da parada de refinarias e da retração pontual do setor farmacêutico e de alimentos.”

FONTE: reportagem de Pedro Soares publicada na Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: