segunda-feira, 19 de julho de 2010

SATÉLITE BRASILEIRO E VANT



“O governo estuda parceria com a Oi para lançar um satélite brasileiro de uso militar e comercial. Um satélite de uso exclusivo da União ficaria ocioso. Além disso, como a Oi é nacional, é mais confiável que a espanhola Telefónica e a mexicana Embratel. Um satélite controlado por capital brasileiro é questão de soberania. [Desde o governo FHC/PSDB/DEM, a propriedade e o controle de todos os satélites e comunicações brasileiros foram estranhamente entregues a estrangeiros e] até agora todos os satélites considerados brasileiros são controlados por empresas de capital estrangeiro. Não se pode desconsiderar a lealdade às suas nações na eventualidade de uma guerra. Esta vulnerabilidade nas comunicações sigilosas já fora criada nas privatizações/desnacionalizações das Teles.

VANT

A Avibrás recebeu 18 milhões da FINEP para desenvolver um veículo aéreo não tripulado (VANT) com aplicação em missões militares de re conhecimento e tarefas diversas (inspeções de linhas de transmissão, entre outras). Projeto das Forças Armadas e Avibrás.). Estamos novamente investindo em tecnologia militar. Apenas comprando produtos prontos nunca desenvolveríamos. (O Dep. de Defesa dos Estados Unidos investe no assunto mais de US$ 3 bilhões anuais)

Acredita-se que nas próximas guerras avultará o uso de veículos e armas controladas a distância.”

FONTE: escrito por Gelio Fregapani e publicado no site “Defesanet” [título, imagem e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: