sexta-feira, 16 de julho de 2010

TESTE DO MÍSSIL BRASILEIRO/SUL-AFRICANO




África do Sul e Brasil prontos para o primeiro teste do A-Darter

MÍSSIL A-DARTER


Um caça Gripen D da Força Aérea da África do Sul deverá realizar o primeiro disparo real de um míssil ar-ar de curto alcance A-Darter no final deste mês, em prosseguimento ao projeto conjunto com a indústria brasileira.

Lançado em abril de 2007 sob um programa de desenvolvimento e produção de 66 meses, pelas forças aéreas Brasileira e Sul-Africana, o A-Darter é destinado a armar os Northrop F-5EM/FM e futuros F-X2, e Gripen e BAE Systems Hawk 120.

No valor de US$ 130 milhões, o projeto envolve a Denel Dynamics e companhias brasileiras, lideradas pela Mectron. As atividades de produção deverão começar em 2013, com a FAB esperando a entrada em serviço em 2014.

Os testes de lançamento da nova arma estão programados para serem realizados na área de tiro Overberg na África do Sul. Testes de solo do buscador do míssil foram concluídos em janeiro e testes de voo cativo foram completados em março, com o primeiro míssil de teste entregue à Saab na Suécia em setembro passado.

Cerca de 50 engenheiros brasileiros civis e militares estão apoiando o trabalho de desenvolvimento na África do Sul e a Avibras e Mectron têm grandes esperanças no potencial de exportação do A-Darter.

O diretor executivo da Avibras Sami Hassuani acredita que inicialmente de 100 a 200 unidades poderão ser vendidos a clientes internacionais, com o Paquistão visto como principal candidato.

MÍSSIL PIRANHA

A Mectron entregou seu primeiro lote de mísseis MAA-1A Piranha ao Paquistão no mês passado e Islamabad também assinou uma carta de intenção para comprar a versão II do Piranha, o MAA-1B.”

FONTE: publicado em “Noticiário Internacional”, por Alexandre Galante, em “Flightglobal”.

Nenhum comentário: