domingo, 8 de abril de 2012

APOIO DE EUA A ONGs ANTIPUTIN É "UM PROBLEMA", DIZ RÚSSIA

Serguei Riabkov - vice-ministro russo das Relações Exteriores

[Assim como no Brasil, também na Rússia muitas ONGs disfarçadas de "nacionais" agem a serviço dos interesses do governo dos EUA e seus aliados]

O grau de apoio financeiro dos Estados Unidos às organizações não governamentais russas é "um problema" para as relações entre Moscou e Washington, afirmou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Riabkov.

"Estas atividades alcançaram magnitude tal que se convertem em problema para nossas relações. Estamos preocupados", disse Riabkov.

Várias ONGs protagonizaram os protestos contra Vladimir Putin nos últimos meses.

"Nós estamos realmente preocupados de que, do lado de Washington, se financie determinados grupos e movimentos na Rússia. Manifestamos essa preocupação mais de uma vez", disse o vice-chanceler, que não revelou o nome das organizações.

O governo dos Estados Unidos respondeu a algumas dúvidas russas "sem acabar com a preocupação", acrescentou Riabkov.

Desde dezembro, quando começaram as manifestações da oposição contra a vitória do partido do primeiro-ministro Vladimir Putin, o governo russo acusa o financiamento americano das ONGs.

Putin, que em 7 de maio voltará à presidência da Rússia, acusa os opositores de trabalharem para o Ocidente.”

FONTE: divulgado pela agência francesa de notícias AFP e transcrito no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/5437/Apoio-de-EUA-a-ONGs-anti-Putin-e--um-problema---diz-Russia). [Trecho inicial entre colchetes adicionado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: