domingo, 1 de abril de 2012

DEMÓSTENES E OS FUNDILHOS DA UDN

Senador Demóstenes Torres (DEM) e o contraventor Carlinhos Cachoeira
“O senador Demóstenes Torres seria apenas mais um caso de promiscuidade entre políticos e interesses privados – criminosos ou “apenas” escusos -, somente um dos muitos que a gente sabe que há por aí.

Por Fernando Brito

Com bicheiros, com empreiteiros e – os mais sofisticados – com banqueiros e outros “financeiros”.

Seria, não fosse a evidente cumplicidade que se formava entre ele e dirigentes do Judiciário e com a mídia.

Demóstenes era um dos “cavaleiros da moralidade”, incensado pela mídia em geral e, como se sabe agora, com “canais particulares” com o núcleo do que Brizola chamava de “Comando Marrom”, a revista “Veja”, com a mesma intimidade de quem “quebrava galhos” de Carlinhos Cachoeira.

Ele esteve no centro de quase todas as “ondas moralizadoras” da imprensa desde o início do Governo Lula que, curiosamente, começaram com o caso Waldomiro Diniz – Carlinhos Cachoeira, que agora, sabe-se, era saudado por ele como um “Fala, Professor!

Demóstenes, porém – o legado refere-se à sua autoadmitida morte política -, deixa uma lição para a política brasileira.

Uma lição que, mesmo sendo ensinada desde os anos 40 pela UDN, ainda não foi completamente absorvida pelo nosso pensamento.

Não é raro, nem é exceção, que os “cruzados da moralidade” tenham, eles próprios, os fundilhos imundos.

E não é raro, nem exceção, que estejam sempre associados às causas mais desumanas, antipovo e antiBrasil, que se possa conceber.

Demóstenes era assim, ao ponto de dizer (conspurcar), sob convite oficial, a Suprema Corte brasileira, dizendo em seus salões que foram os negros os responsáveis pela escravidão e que as negras, no Brasil escravocrata, consentiam em fazer sexo com seus senhores.

Bem, não dá para dizer que essa visão de “consensualidade” entre escravo e senhor, infelizmente, esteja desentranhada dos nossos tribunais, não é?

Aliás, ela habita, nesta e em outras variantes, a cabeça da "elite" brasileira. Porque são assim as mentes que concebem uma "modernidade" onde exista fome, um cosmopolitismo onde existam colônias, um progresso que consuma gente, uma democracia onde exista uma gentalha inferior, que deva ser grata aos “luminares” que a condenaram, por séculos, ao atraso e à perda de autonomia.

É esse o mundo digno, honesto e ético que apregoam.

O exemplo dos fundilhos de Demóstenes, revelados – e ainda só parcialmente – num golpe do acaso e é eloquente como poucos.

Sigam-lhe os outros estreitos laços, além de Cachoeira, e outros se revelarão tão mal-cheirosos, a menos que a mídia se encarregue, como parece provável, de lançá-lo logo ao mar, como um estorvo.

O que nos ensina Demóstenes, pela enésima vez, é que não há moralidade possível em quem rejeita o primeiro princípio da honradez, que é o de que todos os seres humanos são iguais em direitos e que a política não é um jogo de nobres, mas uma ferramenta do bem e do progresso comuns.

Porque não há imoralidade maior que defender a exclusão, o atraso, a desumanidade.”

FONTE: escrito por Fernando Brito, jornalista, no Blog “Tijolaço” e transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179637&id_secao=1) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

2 comentários:

Probus disse...

Maria Tereza, não deixe de ler, se é que você já não leu

02/04/2012: Jogo Limpo. Uma biografia do Cerra

http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/04/02/jogo-limpo-uma-biografia-do-cerra/

Probus disse...

01/04/2012: O estranho sumiço de CartaCapital em Goiânia e Anápolis

Gabriel Bonis: Carta some estranhamente das bancas em Goiânia

por Gabriel Bonis, em CartaCapital

“A fotocópia da matéria custa cinco reais, quer que eu reserve? Não tenho mais como tirar outra, porque a tinta da máquina acabou”, oferece, por telefone, a vendedora de uma revistaria de Goiânia.

ÍNTEGRA no link abaixo:

http://www.viomundo.com.br/politica/gabriel-bonis-carta-capital-some-estranhamente-das-bancas-em-goiania.html

- - - - -

01/04/2012: Onde Judas encontrou um Sinal Fechado

Era dia 9 de fevereiro de 2011. O governo do RN anunciaria, em poucas horas, o cancelamento do contrato de insperação veicular com o Consórcio Inspar – cancelamento que somente foi efetivado em maio. Mas antes disso, os envolvidos no esquema fraudulento já tinham recebido a informação.

As informações estão presentes nos documentos públicos da petição do Ministério Público e denúncia contra os 32 investigados. Desses, 27 viraram reús, incluindo dois ex-governadores, Wilma de Faria (PSB) e Iberê Ferreira (PSB), dois ex-diretores do DETRAN, empresários. O Ministério Público apontou como líder da quadrilha o advogado George Olímpio.

O que aconteceu naquele dia 9 de fevereiro?

ÍNTEGRA no link abaixo:

http://www.viomundo.com.br/denuncias/daniel-dantas-lemos-onde-judas-encontrou-um-sinal-fechado.html

- - - - -

01/04/2012: Lista dos 233 torturadores feita por presos políticos de 1975

O acervo pessoal de Luiz Carlos Prestes, que será doado por sua viúva, Maria Prestes, ao Arquivo Nacional [isso aconteceu em janeiro de 2012] , traz entre cartas trocadas com os filhos e a esposa, fotografias e documentos que mostram diferentes momentos da história política do Brasil. Entre eles, o “Relatório da IV Reunião Anual do Comitê de Solidariedade aos Revolucionários do Brasil”, datado de fevereiro de 1976.

ÍNTEGRA no link abaixo:

http://www.viomundo.com.br/politica/lista-dos-233-torturadores-feita-por-presos-politicos-de-1975.html