sexta-feira, 6 de abril de 2012

GOVERNO DEDICA ATENÇÃO ESPECIAL À INDÚSTRIA BRASILEIRA, SAÚDE PÚBLICA e PESCA ARTESANAL, afirma presidenta Dilma


“A presidenta Dilma Rousseff afirmou terça-feira (3), na coluna ‘Conversa com a Presidenta’, que o governo vai tomar medidas para defender a indústria brasileira e evitar a competição “desleal” de alguns países.

Ao responder pergunta de Maria de Lourdes Farias, servidora pública em Recife (PE), sobre a grande quantidade de produtos chineses no mercado nacional, Dilma disse que o governo dedica atenção especial à competitividade da indústria brasileira e adiantou que naquele mesmo dia lançaria medidas para fortalecer as empresas nacionais.

O governo dedica atenção especial à competitividade da indústria brasileira. Na terça-feira, por exemplo, anunciamos novas medidas para estimular o investimento, fortalecer a produção e a geração de empregos no Brasil. Como temos um grande mercado consumidor, os outros países querem exportar para o Brasil, muitas vezes competindo de forma desleal com os produtos brasileiros”.

Segundo a presidenta, algumas medidas já foram tomadas para defender o mercado nacional e garantir o crescimento da produção e do emprego.

Entre as medidas que já adotamos para defender nosso mercado, estão o aperfeiçoamento de instrumentos de defesa comercial, ações para evitar valorização excessiva do real, e redução de tributos e de juros, para estimular o investimento produtivo e desestimular o especulativo. A nossa resposta principal está consolidada no “Plano Brasil Maior”, lançado no ano passado, e que será reforçado com novas medidas de incentivo ao setor produtivo nacional. Nosso desafio é garantir que a produção e o emprego continuem crescendo no Brasil e também que os consumidores brasileiros tenham acesso a produtos cada vez melhores e mais baratos”.

SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Na coluna, Dilma também abordou os investimentos do governo nas “Unidades de Pronto Atendimento” (UPAs), ao responder questionamento de Jacqueline Silva, enfermeira em Betim (MG).

Segundo a presidenta, no ano passado, o governo contratou, no âmbito do PAC 2, a construção e aquisição de equipamentos para 117 UPAs em 96 municípios. A meta, acrescentou, é construir ou reformar 500 unidades até 2014.

Estamos trabalhando para melhorar todo o sistema de saúde pública, como me comprometi na campanha. Essa tarefa envolve reformar e modernizar as UPAs existentes e construir novas, porque elas são fundamentais para oferecer atendimentos emergenciais de baixa e média complexidade 24 horas por dia, todos os dias da semana, ajudando a desafogar os prontos-socorros. Em fevereiro, tínhamos 148 UPAs em funcionamento em todo país”.

PESCA ARTESANAL

Dilma falou ainda sobre o apoio do governo à pesca artesanal. Vanilda dos Santos V. Gabrielli, técnica em Aracruz (ES) e esposa de pescador, perguntou à presidenta sobre programas de ajuda aos pescadores.

O Ministério da Pesca e Aquicultura fornece, sem custos, equipamentos de uso coletivo, como fábricas de gelo, câmaras frias, telecentros, cozinhas comunitárias etc. Os beneficiados são colônias, associações, sindicatos e cooperativas de pescadores artesanais, e também prefeituras e governos estaduais. Além disso, todo pescador artesanal ou aquicultor familiar que queira adquirir equipamentos de uso individual, ou reformar embarcações de pequeno porte, pode se beneficiar do “Programa de Revitalização da Frota Artesanal” (REVITALIZA). Ele dispõe de linha de crédito do “Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar” (PRONAF), com juros baixos e um longo período para pagamento”.

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/governo-dedica-atencao-especial-a-industria-brasileira-afirma-presidenta-dilma/#more-45758) [Título e subtítulos adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: