quarta-feira, 28 de maio de 2014

ESTUDANTES BRASILEIROS VENCEM COMPETIÇÃO TECNOLÓGICA INTERNACIONAL



Presidenta Dilma recebe a delegação brasileira de medalhistas do "Worldskills Americas Competition" (foto: Roberto Stuckert Filho/PR).

Dilma: "Medalhistas do Worldskills demonstram que o Brasil está mudando"

"Durante encontro, na terça-feira (27), com medalhistas do '3º WorldSkills Américas', competição de educação profissional e tecnológica realizada na Colômbia, a presidenta Dilma Rousseff considerou a conquista deles como uma mostra de evolução do Brasil. Ela exaltou a importância do ensino técnico ao lembrar da parceria do governo federal com o "Sistema S", principalmente no "Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego" (Pronatec).

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

Dois medalhistas de ouro da equipe brasileira foram formados pelo programa. “Para mim, é uma honra ter vocês aqui, e, sobretudo, é a certeza que o futuro está em vocês. Está no fato de que o nosso país precisa tanto de universitários, cientistas, pesquisadores, mas precisa muito de técnicos e tecnólogos. Sem isso nós, de fato, não faremos esse casamento essencial entre ciência e indústria. (…) E tenho certeza que o Pronatec, se vocês puderem ensinar no Pronatec, estarão dando uma contribuição muito maior ainda para o Brasil”, comentou a presidenta.

Também compareceram à audiência o ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade. Como representante do setor, Robson afirmou que os jovens vencedores estão sendo preparados para uma indústria brasileira cada vez mais competitiva, e destacou a contribuição do "Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial"(Senai) com o Pronatec.

Esses jovens representam, na realidade, um grupo enorme de jovens que hoje estudam no Senai, no Pronatec. Como tínhamos assumido compromisso com a presidenta, neste ano só o Senai vai chegar a 4 milhões de matrículas. A senhora tem dado um grande apoio ao crescimento do Senai, com o 'Instituto Senai de inovação', e o de 'Tecnologia', e nós estamos preparando esses jovens para o futuro do Brasil com o apoio que a senhora tem dado ao ensino profissionalizante”, constatou o presidente da CNI.

Ciência Sem Fronteiras


Dilma ainda anunciou um prêmio a mais para os medalhistas do "WorldSkills". Eles terão prioridade na seleção e alocação de bolsas do “Ciência sem Fronteiras”. O programa utilizará esse critério nos próximos editais a partir da terça-feira (27), para os medalhistas do evento que optarem por cursar o ensino superior. A presidenta justificou o benefício como um reconhecimento ao mérito e esforço dessas conquistas.

“É uma oportunidade para o jovem, e um benefício para o Brasil. Porque vocês voltarão com uma graduação sanduíche, ficam um período e voltam. Por isso, têm de estar num curso superior e isso significará também mais exigência de vocês. Vão querer melhores laboratórios. Vão querer um tipo de ensino que corresponda ao que há de mais moderno, avançado, e com isso nós iremos mudando o sistema educacional brasileiro”, analisou.

WorldSkills Américas

Os medalhistas que foram ao Palácio do Planalto competiram na "3ª edição do WorldSkills Americas Competition", no mês de abril, em Bogotá (Colômbia). No evento com 16 países, o Brasil tinha a maior equipe (34 competidores, 30 do Senai, 4 do Senac), e ficou em 1º lugar no quadro geral com 30 medalhas (25 de ouro, 4 de prata, 1 de bronze). Em agosto de 2015, São Paulo sediará a próxima versão internacional do torneio."

FONTE: 
Blog do Planalto e por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho e portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/242927-1).

Nenhum comentário: