sábado, 24 de maio de 2014

PETROBRAS BATENDO RECORDES EM GÁS NATURAL




Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Estamos batendo todos os recordes na entrega de gás natural

"Investimos R$ 38 bilhões em gasodutos e terminais de regaseificação nos últimos dez anos. Estamos batendo todos os recordes na entrega de gás natural. Ultrapassamos, em 26 de março, a barreira dos 100 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural entregues ao mercado consumidor. Nesse dia, disponibilizamos um total de 101,1 milhões de m³ do energético, volume recorde registrado até então.

Nossa rede de gasodutos está presente nas cinco regiões do país. Desde 2005, construímos 3.946 quilômetros de gasodutos. Com isso, aumentamos em 75% a extensão da malha brasileira, tornando possível o fornecimento de gás natural nas cinco regiões do país. Até o final de 2014, os gasodutos nacionais terão, somados, a extensão de 9.190 quilômetros.

Assista ao nosso novo vídeo:



FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/estamos-batendo-todos-os-recordes-na-entrega-de-gas-natural.htm).

COMPLEMENTAÇÃO


Nossos investimentos garantem o abastecimento de gás natural




Nossa oferta doméstica de gás natural vai crescer de 47 milhões de m3/dia, em 2014, para 75 milhões de m3/dia, em 2018, como resultado do aumento da produção de petróleo e gás e do incremento da participação do gás do pré-sal. Já estão em operação três terminais de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL), com capacidade total de até 41 milhões de m3/dia, sendo 20 milhões de m³/dia de gás natural correspondentes ao terminal da Baía de Guanabara (RJ), 14 milhões de m³/dia ao terminal da Baía de Todos os Santos (BA) e 7 milhões de m³/dia ao terminal de Pecém (CE). Isso reforça a garantia de suprimento e flexibiliza o atendimento pleno do mercado.

No atual "Plano de Negócios e Gestão 2014-2018", está previsto crescimento médio do mercado não-termelétrico superior a 4% ao ano, até 2020, com destaque para o segmento industrial. Esse crescimento deve incorporar mais de 10 milhões de m³/dia ao volume atualmente comercializado. No referido plano, está garantido o suprimento pleno a esse crescimento e aos aumentos de demanda dos demais segmentos.

Temos condições de atender a 100% do volume de gás natural contratado com todas as distribuidoras. Está assegurado o abastecimento para a indústria e demais consumidores, além do próprio mercado termelétrico. O volume de gás natural atualmente retirado pelas distribuidoras de gás é inferior ao total contratado por elas.

À oferta via GNL se soma à elevação da produção doméstica e da importação do gás boliviano. Em paralelo, reforçamos nossa malha de transporte, cuja capacidade é projetada para suportar os picos de demanda.

Em nossos contratos de venda de gás natural, de curto e de longo prazos, apresentamos todas as condições comerciais claramente estabelecidas para a definição do preço do gás natural às companhias distribuidoras locais. Estas condições buscam um posicionamento competitivo para o gás natural frente aos outros energéticos e o equilíbrio econômico para o suprimento."


FONTE da complementação: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/nossos-investimentos-garantem-o-abastecimento-de-gas-natural.htm).

Nenhum comentário: