sábado, 17 de janeiro de 2015

NANOSSATÉLITE BRASILEIRO JÁ ESTÁ EM ÓRBITA



Nanossatélite brasileiro está em órbita 

"O AESP-14, o primeiro 'cubesat' brasileiro integralmente desenvolvido no Brasil pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), se encontra em órbita com a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). O 'cubesat' brasileiro foi lançado ao espaço da Base de Lançamento de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), através do foguete Falcon 9. 

Apoiado financeiramente pela Agência Espacial Brasileira (AEB), do Ministério da Ciência e Tecnologia, o nanossatélite foi enviado ao espaço no sábado (10) pelo lançador Falcon 9, juntamente com mais de 250 experimentos científicos e suprimento. Sua cápsula ancorou na ISS na segunda-feira (12). A previsão é que o Aesp-14 seja ejetado dentro de 45 dias, usando o braço robô japonês 'kibo'.

Projetado, manufaturado e integrado por alunos de graduação e pós-graduação do ITA, o Aesp-14 é um satélite padrão cubesat com dimensões de 10 centímetros. O objetivo do projeto é ensinar engenharia de sistemas para alunos de graduação e pós-graduação utilizando como caso de estudo um projeto de missão espacial real.

Os cubesats – nanosatélites – tornaram-se um instrumento barato e rápido para coletar dados espaciais. Eles são usados para diversas finalidades, que vão desde detecção de sinais eletromagnéticos que antecedem os terremotos a sistema de sensoriamento de condição atmosféricas, passando pelos testes de sistemas biológicos, como a produção de proteínas bacterianas no espaço, até observação de fenômenos no solo, entre outras aplicações.

O projeto brasileiro teve apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e apoio institucional do ITA (FAB) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI)."

FONTE: da redação do portal "Vermelho" em Brasília com informações do MCT&I  (http://www.vermelho.org.br/noticia/257234-1).

Nenhum comentário: