sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

PETROBRAS SUPERA EXXON E VIRA A Nº 1 DO MUNDO





PETROBRAS SUPERA EXXON E VIRA A NÚMERO 1 DO MUNDO

"É isso mesmo: em meio ao mais intenso bombardeio midiático a que uma empresa já foi submetida, a Petrobras acaba de anunciar um recorde histórico. No terceiro trimestre do ano passado, a empresa se tornou a maior produtora de petróleo do mundo, entre as empresas de capital aberto, com média de 2,2 milhões de barris/dia. Nesse período, a Petrobras superou a Exxon, que era líder, e produziu média diária de 2,1 milhões de barris/dia. No pregão de quinta-feira, as ações da Petrobras subiram mais de 6%.

Da agência norte-americana de notícias "Reuters":


A Petrobras tornou-se a maior produtora de petróleo entre as empresas de capital aberto no mundo, após superar a norte-americana ExxonMobil no terceiro trimestre de 2014, informou a petroleira estatal na quinta-feira.

A ExxonMobil produziu 2,065 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no terceiro trimestre, segundo o balanço da companhia, enquanto a Petrobras produziu 2,209 milhões de barris/dia no mesmo período.

Quando somadas as produções de óleo e gás, a Petrobras ainda ocupa a quarta posição no ranking, ponderou a estatal.

A notícia positiva acontece em um momento em que o preço do petróleo atingiu mínima de diversos anos no mercado internacional, reduzindo a receita com a venda do produto no exterior, enquanto a companhia ainda é alvo de acusações de envolvimento em esquemas de desvio de dinheiro.

Apesar do cenário ruim, que tem feito as ações da Petrobras sofrerem na bolsa, a empresa comemora um bom momento de resultados operacionais, após diversos atrasos na entrada em operação de plataformas.

De acordo com a petroleira, ela também foi a empresa que mais aumentou a sua produção de óleo, tanto em termos percentuais quanto absolutos, em 2014 até setembro.

"Nos nove primeiros meses de 2014, a Petrobras e a ConocoPhillips foram as únicas empresas de capital aberto que registraram aumento de produção de petróleo", afirmou a estatal. "No caso da Petrobras, esse aumento foi de 3,3 por cento e, da Conoco, de 0,4 por cento."

A Petrobras destacou ainda que bateu novo recorde de produção, de 2,286 mil bpd de óleo, em 21 de dezembro, e frisou que atingiu no pré-sal do Brasil, junto com outras petroleiras, o recorde de 700 mil bpd em 16 de dezembro.

Segundo a companhia, em 2014 foram adicionados 500 mil bpd de capacidade, com a entrada em operação de quatro novas unidades de produção.

"Esse volume será gradativamente incorporado à produção, garantindo que em 2015 a empresa continue aumentando a produção de óleo e gás", afirmou.

Entretanto, a P-61, uma das plataformas programadas para o ano passado, que inicialmente entraria em operação em 2013 no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, não havia começado a produzir até o final de dezembro.

O crescimento na produção em 2014, após pesados investimentos nos últimos anos, ocorreu depois de dois anos de recuo na extração no Brasil.

Em sua última previsão, a estatal previu elevar a produção de petróleo no país entre 5,5 e 6 por cento em 2014, abaixo da meta de 7,5 por cento traçada inicialmente no ano passado, em meio a atrasos na entrega de equipamentos.

A empresa ainda não divulgou a produção fechada de dezembro."

FONTE: 
da agência norte-americana de notícias Reuters. Transcrito e comentado no jornal digital "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/relacoes_com_investidores/166003/Petrobras-supera-Exxon-e-vira-a-n%C3%BAmero-1-do-mundo.htm).

COMPLEMENTAÇÃO 1

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

Somos a maior produtora de petróleo entre as empresas de capital aberto



"Superamos, no 3º trimestre de 2014, a produção de petróleo da ExxonMobil e somos, atualmente, a maior produtora de líquidos entre nossos pares de capital aberto. Se considerada a produção de óleo e gás, ocupamos, hoje, o quarto lugar no ranking. 


Fomos, também, a empresa que mais aumentou sua produção de óleo, tanto em termos percentuais quanto absolutos, até setembro de 2014. Nos nove primeiros meses de 2014, a Petrobras e a ConocoPhillips foram as únicas empresas de capital aberto que registraram aumento de produção de petróleo. No nosso caso, esse aumento foi de 3,3% e, da Conoco, de 0,4%.

Nos 11 primeiros meses de 2014, nossa produção média cresceu 4,5% sobre o mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e novembro deste ano, o crescimento do volume mensal produzido chegou a mais de 10%. Além disso, anunciamos em dezembro recordes históricos diários de produção:

– Produção própria de petróleo: 2 milhões 286 mil barris por dia (bpd) em 21/12/14.
– Produção operada no Brasil, que inclui a parcela operada pela companhia para seus parceiros: 2 milhões 470 mil bpd em 21/12/14.
– Produção operada no pré-sal: 700 mil bpd em 16/12/14.

Adicionamos, em 2014, mais de 500 mil bpd de capacidade de processamento de óleo, com a entrada em operação de quatro novas unidades estacionárias de produção. Esse volume será gradativamente incorporado à produção, garantindo que em 2015 continuemos aumentando a produção de óleo e gás."

FONTE da complementação 1: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/somos-a-maior-produtora-de-petroleo-entre-as-empresas-de-capital-aberto.htm).

COMPLEMENTAÇÃO 2:

Geração de energia cresce 17% em relação ao volume de 2013


"Com 21 usinas termelétricas, uma usina eólica e uma usina fotovoltaica, nosso Parque Gerador de Energia Elétrica gerou 4,7 GW médios para o Sistema Interligado Nacional (SIN), energia suficiente para atender uma população de, aproximadamente, 15 milhões de pessoas. Essa performance resultou em aumento de 17% em relação ao volume de energia gerado em 2013, até então, o ano de maior geração do parque (4 GW médios).

Com o fechamento de ciclo (geração de energia também a partir do vapor) das usinas termelétricas Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, e Sepé Tiaraju, no Rio Grande do Sul, que está sendo concluído este mês, a capacidade de geração de energia do Parque Petrobras ultrapassa a marca de 7 GW, saltando da 6ª para a 5ª posição no ranking nacional de geração de energia elétrica.

Nos últimos dois anos, nosso Parque Gerador de Energia Elétrica vem operando de forma contínua e, desde 2008, atende 100% dos despachos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em complementação à geração hidrelétrica, contribuindo de forma decisiva para a segurança energética do país em um período de baixa hidrologia."


FONTE da complementação 2: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/geracao-de-energia-cresce-17-em-relacao-a-2013.htm).

COMPLEMENTAÇÃO 3:

Petrobras Biocombustível aumenta em 17% a produção de etanol


Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras

"Apesar da quebra de safra causada pela seca que assolou o setor sucroenergético na safra 2014/2015, a Petrobras Biocombustível, por meio das suas três empresas investidas no setor, registrou aumento de 17% na produção de etanol em relação à safra anterior, somando juntas 1,23 bilhão de litros. Esse volume é a soma da produção de etanol nas nove usinas das três empresas em que a companhia tem participação: Guarani (SP), Nova Fronteira Bioenergia (GO) e Bambuí Bioenergia (MG), cuja capacidade total de produção é de 1,5 bilhão de litros ao ano.

A "Guarani", que opera sete unidades produtoras de etanol, açúcar e energia em São Paulo, respondeu pelo maior aumento percentual: 26% a mais de etanol se comparado ao ano anterior. O crescimento é resultado da ampliação da área de colheita e da mudança no mix de produtos que destinou maior volume de caldo para produção de etanol. Ao todo, foram produzidos 756 milhões de litros, sendo 599 milhões do etanol hidratado, aquele disponibilizado diretamente nas bombas dos postos de serviço, e 157 milhões de etanol anidro, utilizado para mistura à gasolina.

O segundo melhor resultado foi registrado pela "Nova Fronteira Bioenergia" com aumento de 9% na produção total de sua única unidade: a Usina Boa Vista, que totalizou 384 milhões de litros, sendo 108 milhões de etanol anidro e 276 milhões de etanol hidratado. Localizada em Quirinópolis, sul do estado de Goiás, a unidade vem, desde a inauguração, em 2008, aumentando gradativamente sua produção de etanol e energia, estando atualmente entre as maiores destilarias do Brasil.

A "Bambuí Bioenergia", localizada na região centro oeste de Minas Gerais, foi a única a registrar queda da produção em consequência da seca severa que provocou uma quebra de safra de 28% em relação ao planejado. A redução da produção foi de 9% em relação à safra anterior, somando 93 milhões de litros de etanol hidratado."

FONTE da complementação 3: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/petrobras-biocombustivel-aumenta-em-17-a-producao-de-etanol.htm).


COMPLEMENTAÇÃO 4

Descoberta nova acumulação de petróleo na área de Farfan na Bacia de Sergipe


Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras

Leia nosso comunicado sobre descoberta divulgado na quinta-feira (08/01):

"A Petrobras informa os resultados da perfuração do poço 9-SES-188D (nomenclatura Petrobras) / 9-BRSA-1280D-SES (nomenclatura ANP), localizado na concessão BM-SEAL-11, bloco SEAL-M-426, em águas 
ultraprofundas da Bacia de Sergipe. Os resultados ratificam a descoberta de óleo leve e gás na área de Farfan (entre 37º e 40º API), conforme comunicado ao mercado no dia 9 de agosto de 2013.

Essa perfuração também constatou a presença de nova acumulação de óleo leve em reservatório mais profundo, com espessura de 28 metros.

Localizado a 107 km da cidade de Aracaju, a 5,7 km do poço descobridor e em profundidade de água de 2.492 metros, o poço alcançou a profundidade final de 5.900 metros e, no momento, encontra-se em avaliação.

Essa acumulação integra o projeto exploratório da Bacia de Sergipe-Alagoas em águas profundas, conforme previsto no Plano de Negócios e Gestão da Petrobras para o período 2014-2018.

A Petrobras dará continuidade ao Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), conforme aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A Petrobras é a operadora do consórcio (60%) em parceria com a IBV-BRASIL (40%)."

FONTE da complementação 4: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/descoberta-nova-acumulacao-de-petroleo-na-area-de-farfan-na-bacia-de-sergipe.htm).

Nenhum comentário: