quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

RENDA MÉDIA DO TRABALHO CRESCEU 2,8% EM 2014 - CAIU DESEMPREGO



Renda média do trabalho supera resultado de 2013 e tem alta de 2,8%


"A qualificação da mão de obra, a valorização do salário e a ação do movimento sindical são fatores de forte influência para alta de 2,8% da renda média do trabalho em 2014", declarou Airton Santos, coordenador de atendimento sindical do "Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos" (DIEESE), ao comentar os dados da Pesquisa Mensal de Emprego.

Por 
João Sicsú e Ernesto Salles, na Rádio Vermelho, com informações da Rádio Rede Brasil Atual-RBA

O gráfico acima mostra que, desde 2003, esse número vem crescendo. No período de 2003 a 2014, observamos que o rendimento do trabalhador alcançou alta de 32,5%.

Ele lembra que, do ponto de vista do mercado interno, esse resultado é positivo, já que o trabalhador passa a ter um padrão de vida mais elevado, com acesso a serviços e consumo antes não praticados. Ele pondera que economistas mais críticos não veem com bons olhos esse aumento do consumo, pois alertam para os impactos na inflação. Mas, acha temerário tal posicionamento, já que joga na conta do trabalhador o problema.

É importante lembrar que, na última década, o investimento social e a valorização do salário acima da inflação contribuíram, fortemente, para a redução da pobreza e dos índices de desigualdade. Agora, o país está ciente de que precisa dar um salto qualitativo para manter taxas de crescimento sustentáveis. Para tanto, o esforço agora é para aumentar a produtividade. "

FONTE: por João Sicsú e Ernesto Salles, na Rádio Vermelho, com informações da Rádio Rede Brasil Atual-RBA (http://www.vermelho.org.br/noticia/256700-1).


COMPLEMENTAÇÃO

Emprego sobe em dezembro e o desemprego cai, segundo FGV

"O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) avançou 2,0% em dezembro, atingindo o patamar de 76,0 pontos, após recuar 0,3% em novembro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na quarta-feira (7). Segundo a instituição, esse resultado confirma a tendência de alta ao final de 2014, após um período de fortes quedas entre março e setembro.

Segundo a FGV, a série de médias móveis trimestrais apresenta tendência positiva

O IAEmp é um indicador que sinaliza a tendência futura no mercado de trabalho. Dentre as variáveis que contribuíram positivamente para a evolução do IAEmp em dezembro destaca-se, segundo a FGV, o índice de otimismo dos industriais com a situação dos negócios nos próximos seis meses, que registrou avanço de 8,7%.

O IAEmp é construído como uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, tendo capacidade de antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

Desemprego recua

Por outro lado, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD ) apresentou recuo de 1,1% em dezembro, atingindo 73,6 pontos. Foi a primeira queda do indicador em nove meses, após tendência de alta observada nos meses anteriores, mostra o indicador de médias móveis trimestrais.

A série de médias móveis trimestrais apresenta tendência positiva, mas os números ainda não permitem distinguir se estamos observando uma reversão de tendência ou uma calibragem frente ao pessimismo exacerbado das expectativas nos meses anteriores”, ressalva Sarah Lima, economista da FGV.

O ICD é construído a partir de dados desagregados, em quatro classes de renda familiar, do quesito da Sondagem do Consumidor que capta a percepção do entrevistado a respeito da situação presente do mercado de trabalho. Desse modo, o indicador registra apenas a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, sem refletir, por exemplo, a diminuição da procura de emprego motivada por desalento."

FONTE: Portal Brasil. Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/256750-2).

Nenhum comentário: