sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

BOLÍVIA

Li na Folha de São Paulo de ontem:

"SIM" À CARTA TEM 61,68% COM 99% APURADOS

“O presidente boliviano Evo Morales anunciou ontem que pretende convocar "um por um" os governadores de todos os departamentos do país para "recolher propostas para implementar o tema das autonomias", previsto na Constituição aprovada em referendo no domingo. Um dos projetos urgentes é a criação de um Ministério das Autonomias.

De acordo com os últimos dados da Corte Nacional Eleitoral, o "sim" para a nova Constituição teve 61,68%, com 99% dos votos computados. Além de La Paz, Cochabamba, Oruro e Potosí, o "sim" ganhou no departamento de Chuquisaca, governado pela oposição a Morales.

O "não" foi majoritário em Santa Cruz, Beni, Tarija e Pando, cujos dirigentes reclamam um pacto nacional para revisar o texto. Morales, no entanto, respondeu que "a nova Constituição aprovada pela vontade soberana do povo já é de fato um pacto".

Morales disse ainda que seu governo já prepara leis e decretos para regulamentar a Carta, como o novo código eleitoral -que precisa ser aprovado para as eleições gerais em dezembro.”

Nenhum comentário: