sexta-feira, 20 de março de 2009

BACHELET: CONSENSO DE WASHINGTON FRACASSOU NA AMÉRICA LATINA

Li hoje o site “vermelho” o seguinte texto da fonte “Prensa Latina”:

"A fórmula neoliberal denominada Consenso de Washington fracassou na América Latina, e por isso os povos optam por alternativas progressistas, em busca de soluções para seus problemas", afirmou hoje a presidente chilena, Michele Bachelet. Em viagem pela Índia, ela defendeu a integração na América Latina como forma de enfrentar problemas comuns aos países do continente.

Em entrevista publicada no portal digital do diário The Hindu, Bachelet assinalou que "muitos países buscas líderes mais progressistas e isso explica a tendência que vemos hoje na arena política da América Latina".

Segundo ela, quando o Chile recuperou sua democracia, herdou um padrão "excessivamente neoliberal". "Desde então, temos introduzido reformas, e hoje temos um modelo que combina o crescimento econômico com justiça social".

A presidente, que viaja pela ìndia, afirmou que o Chile sentira os efeitos da crise, mas será capaz de proteger a populaçãoe demosntrar que "o crescimento pode dar as mãos à segurança social".

A respeito das turbulências da economia, ela manifestou que ao contrário do que pensam alguns, "o mercado não é um deus". "Necessitamos dos mercados, mas sempre precisamos do Estado para regulá-los", avaliou. Para ela, a crise pôe em evidência a importância do papel do Estado, das políticas sociais e a urgente necessidade de reestruturar as instituições de Bretton Woods.

"Hoje, esses organismos não representam o mundo real, e países importantes como Brasil, Índia. não estão representados como devem no FMI e no Banco Mundial", colocou.

De acordo com ela, é preciso "reformular tanto sua arquitetura, como sua representação, e desenvolver novas estratégias e políticas e fazer com que essas instituições respondam às necessidades reais das nações".

Ao falar sobre os processos de integração que se gestão na América Latina, ela disse que todos enfrentam os mesmos desafios e compreendem que "só através da integração se podem resolver os problemas".

Bachelet deu como exemplo a questão energética: "O Chile possui hidroeletricidade, outros, gás e petróleo, e muitos não têm abastecimento de energia suficientes. Porém, juntos, possuímos mais que o suficiente", colocou.”

Nenhum comentário: