segunda-feira, 2 de março de 2009

BRASIL DÁ EXEMPLO DE SOLIDEZ AO G20, DIZ LULA

Li na Folha de São Paulo o seguinte texto de Dimitri do Valle:

PARA PRESIDENTE, PAÍS TEM MAIS "AUTORIDADE MORAL" DO QUE PAÍSES RICOS PARA PROPOR MEDIDAS ANTICRISE

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o Brasil é um dos países com "mais autoridade moral" para apresentar propostas de combate à crise internacional.

Lula fez a declaração ao falar sobre a posição que o país irá defender na reunião do G20, em Londres, no mês de abril, quando serão discutidos meios para regular o sistema financeiro internacional.

"Este país, tão humilde e tão achincalhado, quando sentar na mesa do G20, certamente será um dos países que terão mais autoridade moral para falar de como se cuida de um país", afirmou Lula, em pronunciamento na inauguração da ampliação do sistema de abastecimento de energia, em Florianópolis (SC).

Lula disse que o Brasil é "exemplo de solidez" na economia. O presidente afirmou que o país tem conseguido combater a crise por ter um sistema de bancos públicos que continuam a financiar o crédito.

"Se os Estados Unidos ou a Alemanha tivessem 50% do crédito dos bancos públicos [brasileiros], certamente não estariam passando por essa crise que estão passando por falta de crédito", afirmou.

]Para o presidente, as instituições financeiras devem abrir seus balanços. "Não é possível que todo e qualquer cidadão seja obrigado a prestar contas à sociedade, e o sistema financeiro internacional, não", disse.

FELIZ

Ao falar sobre uma série de inaugurações de obras de que tem participado, Lula disse que é um homem que tem "razões de sobra de estar feliz". "Os que querem que eu apareça triste vão sofrer muito", afirmou.

Num balanço de seu governo, o presidente declarou que "os pobres estão muito menos pobres" e os novos governantes que vierem encontrarão o país em outro "paradigma" de desenvolvimento. "Quem vier a partir de nossa geração terá outro paradigma [...] e vai dizer: puxa vida, tenho de trabalhar mais", discursou.

Em até 20 dias, o presidente disse que serão anunciados os detalhes sobre "o programa mais ousado do governo". O programa consistirá, segundo o presidente, na construção de 1 milhão de casas.

Lula também fez críticas ao BNDES porque a instituição "não empresta dinheiro para empresas estatais do setor elétrico". Ele afirmou que ficou sabendo do fato pelo governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). "Isso não é possível. Passa o mandato e a gente não percebe se ninguém não avisa", disse.”

Nenhum comentário: