quinta-feira, 11 de junho de 2009

BC REDUZ JUROS EM 1 PONTO, PARA 9,25% AO ANO, MENOR TAXA DESDE 1999

“O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu na noite desta quarta-feira reduzir a taxa básica de juros (a Selic) em 1 ponto percentual, passando de 10,25% ao ano para 9,25%.

É a menor taxa desde que a Selic passou a ser usada como meta da política monetária, em 5 de março de 1999. Foi a quarta redução consecutiva.

O comunicado emitido pelo Copom após a decisão, no entanto, deixa claro que o juro básico não continuará caindo nesse ritmo.

"Levando em conta que mudanças da taxa básica de juros têm efeitos sobre a atividade econômica e sobre a dinâmica inflacionária que se acumulam ao longo do tempo, o comitê concorda que qualquer flexibilização monetária adicional deverá ser implementada de maneira mais parcimoniosa ", afirmou o Copom em comunicado.

Dos oito diretores que decidem os juros, seis votaram a favor de um corte de 1 ponto e dois votaram por redução de apenas 0,75 ponto.

Os números não surpreenderam a maior parte dos analistas de mercado, que esperavam uma redução entre 0,75 e 1 ponto percentual. O relatório Focus (pesquisa feita com economistas), divulgado pelo próprio Banco Central, mostra que a expectativa é de que os juros básicos cheguem a 9% no fim deste ano.

Para alguns analistas, como as equipes de Merrill Lynch e Ativa, o Banco Central poderá ir além. A próxima reunião do Copom está agendada para 21 e 22 de julho.

Segundo estudiosos do mercado, a diminuição da produção já atingiu proporções suficientes para reduzir as pressões inflacionárias e abrir espaço para o corte de juros.

Os juros são usados como política monetária pelo governo para conter a inflação. Com juros altos, as prestações ficam mais caras e as pessoas gastam menos, o que restringe o aumento dos preços.

Um aspecto positivo dos juros altos é que eles remuneram melhor as aplicações. Isso é bom para os investidores brasileiros e também para os estrangeiros, que procuram o país.

Por outro lado, os juros altos prejudicam as empresas, que ficam mais cuidadosas para tomar empréstimos e fazer expansões. Por causa disso, o emprego também não cresce tanto. É em razão desse efeito que os empresários reclamam contra os juros altos.

QUEM DECIDE OS JUROS

O Copom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros.

O colegiado é composto pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração.”

FONTE: portal UOL com informações de InfoMoney, Reuters e Valor Online, em 10/06/2009.

Nenhum comentário: