quarta-feira, 3 de junho de 2009

MINISTRO REZENDE VOLTA A SER CIENTISTA NAS HORAS VAGAS

O jornal Folha de São Paulo ontem publicou o seguinte texto de Rafael Garcia:

FÍSICO PUBLICA ESTUDO SOBRE PREVISÃO DE EINSTEIN EM PRESTIGIADA REVISTA DA ÁREA

ASSESSORIA DO MINISTÉRIO DIZ QUE PESQUISA NÃO ATRAPALHA AGENDA OFICIAL; MINISTRO AFIRMA QUERER SE DEDICAR 100% À CIÊNCIA EM 2011


“Para um ministro de Estado, um final de mandato costuma ser sempre um período de crise pessoal. Aonde ir depois de ocupar um cargo de primeiro escalão? Sergio Rezende, 68, diz não ter dúvidas, e já está preparando terreno para deixar a pasta da Ciência e Tecnologia em 2011.

O ministro afirma que voltará a se dedicar 100% à ciência -não à política científica. Prova disso é que voltou a praticar física, e acaba de publicar um estudo teórico dos grandes num periódico científico de alta reputação. O trabalho, aceito pela revista "Physical Review B", da Sociedade Americana de Física, é a explicação para o estranho comportamento da matéria verificado em experimentos recentes de um grupo de cientistas alemães.

Aplicando feixes de micro-ondas num material magnético especial, os pesquisadores fizeram com que alguns grupos de átomos atingissem um estado da matéria chamado condensado de Bose-Einstein.

Objetos que entram nesse tipo de condição "hiperfria", difícil de criar em laboratório, se comportam de maneira totalmente diferente da matéria ordinária. Ao atingirem o nível mais baixo de energia possível, átomos começam a "vibrar" em sincronia e se agrupam numa espécie de grande átomo coletivo, com propriedades inusitadas. Esse novo estado da matéria, previsto pelo físico Albert Einstein em 1925, só começou a ser produzido em laboratório a partir de 1995.

Explicar como ele se forma, porém, ainda não é uma coisa trivial, e parece ter sido isso o que atraiu Rezende de volta à prancheta. O estudo dos alemães falava em "magnons" -uma espécie de onda magnética-, e o ministro diz ter se sentido tentado a estudar o condensado de Bose-Einstein naquele fenômeno específico.

"Tinha trabalhado com coerência de magnons anos atrás e me senti desafiado a explicar aquilo, embora nunca tivesse trabalhado com a condensação de Bose-Einstein", disse Rezende à Folha.

"Passei então algumas horas lendo, estudando, e fui buscando os caminhos." Após quase um ano de trabalho, veio o resultado -18 páginas repletas de equações que explicam o fenômeno matematicamente.

"Fiquei admirado de ele ter conseguido fazer um trabalho extenso como esse e publicado na "Physical Review'", diz Nicim Zagury, físico da UFRJ que trabalha na mesma área e já foi colaborador de Rezende. Cláudio Lenz César, outro colega cientista, concorda. "Isso demanda um esforço enorme. Ele deve ter uma capacidade impressionante de se desligar dos problemas nas horas vagas."

Lúcia Muniz, assessora de imprensa de Rezende, conta que é comum ver o ministro fazendo contas durante viagens de avião, da maneira tradicional, com papel e lápis.

MÚSICA E CIÊNCIA

Por ter de lidar com essa dificuldade, Rezende compara seu próprio perfil político ao do compositor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura.

"As pessoas que vão ocupar cargos de ministro em geral abandonam completamente suas atividades", diz. "Mas Gilberto Gil disse que só iria para o ministério se conseguisse continuar cantando."

Para não se afastar da pesquisa, Rezende diz que frequenta toda semana ("aos sábados") a Universidade Federal de Pernambuco. E, até o mês passado, orientava pós-graduandos.

Apesar da saudade da dedicação exclusiva à pesquisa, Rezende promete não fazer como Gil, que pediu demissão antecipadamente. "Pretendo ficar até o final do mandato do presidente Lula, mas [então] sairei, independentemente de qualquer possibilidade que possa vir de governo depois."

Nenhum comentário: