segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PROPINA DO GOVERNO DO DEM ERA DE 40%


Propina no governo do DEM era de 40%

Secretário afirma que governo cobrava das empresas propina de 40%

"Todos os órgãos do Governo Arruda [DEM] chefiados por políticos com mandato cobravam propina de 40% sobre o valor dos contratos, segundo o depoimento prestado ao Ministério Público pelo então secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa.

De acordo com ele, Arruda ficava com 40%, o vice-governador, Paulo Octávio, com 30%, e os outros 30% eram rateados entre parlamentares, para que aprovassem projetos, e a chefia da Casa Civil.

Barbosa afirmou também ao Ministério Público que várias vezes pegou pacotes com R$ 1 milhões para distribuir a deputados.

Delegado de polícia, Barbosa entrou no primeiro escalão do governo do Distrito Federal durante o último mandato de Joaquim Roriz, antecessor de José Roberto Arruda e, hoje, seu principal adversário para a disputa eleitoral de 2010. Nomeado secretário de Relações Institucionais pelo governador Arruda, continuou no governo mesmo depois de acusado pela Polícia Federal e o Ministério Público de participar de um esquema de corrupção que operava no Governo Roriz.

Alvo de 29 processos na Justiça, aceitou colaborar nas investigações sobre irregularidades no Governo Arruda.

“As investigações sobre suposto repasse de recursos de origem ilícita foram reforçadas pela delação de um ex-secretário de Estado do Distrito Federal, que aceitou que fossem instalados em suas roupas equipamentos de escuta ambiental. Em função disso, foi aberta a ele a participação em programa de proteção de testemunhas da Polícia Federal”, informa nota emitida sobre o caso pelo Superior Tribunal de Justiça, referindo-se à colaboração de Durval Barbosa.

No início da noite [de 27/11], Durval perdeu o cargo."

FONTE: texto do "Brasília Confidencial" publicado ontem à noite no portal "Vi o mundo".

Nenhum comentário: