quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OS "APAGÕES" DA LIGHT E O PEQUENO MUNDO DEMOTUCANO

Os "apagões" no Rio de janeiro que a imprensa ora destaca surgiram na ex-estatal Light, empresa 'passada?' ('privatizada?', 'reestatizada?', 'doada?' etc) por FHC/PSDB/DEM para a estatal francesa EDF. Depois, negócios estranhos mudaram a empresa de mãos.

Agora, aparece envolvida a Alstom, investigada por ser uma das 'propinadoras' dos tucanos.

"Consórcio de Aécio Neves colocou ex-presidente da Alstom na LIGTH

A CEMIG de Aécio Neves detém 25% do consórcio privado que comanda a Light (empresa de distribuição de energia elétrica do Rio de Janeiro, responsável por atender bairros que tem sofrido apagões).

O consórcio é encabeçado por mestres do universo da privatização: Bancos de Investimentos como o Pactual, Luce do Brasil, e Andrade Gutierrez Concessões.

Este Consórcio de Aécio colocou na presidência da empresa José Luiz Alquéres. É ninguém menos do que o presidente da Alstom no Brasil, entre 1998 e 2006, período em que a multinacional é investigada por suposto pagamento de US$ 6,8 milhões em propina para políticos do PSDB (Partido de José Serra) para vencer licitações de US$ 45 milhões do metrô de São Paulo.

Nada pesa até o momento contra ele... No comando da Alstom, Alquéres não perdeu uma licitação, atraindo a atenção e a inveja dos concorrentes, que diziam que o ponto forte da Alstom era o “fator político”.

Conseguiu contratos para construir as turbinas de Itaipu e Tucuruí, as termoelétricas do Rio, Paraná, Bahia e São Paulo. Colocou o País entre os cinco mais importantes da Alstom francesa, com crescimento de 40% ao ano. Em 2006, ele acertou sua saída. Foi para a Light com a promessa de não se desligar totalmente da empresa francesa. [Revista IstoÉ Dinheiro]

Esse assunto da Alstom está nas mãos do Ministério Público, e temos que aguardar por novidades.

A coincidência e recorrência de nomes mostra como o mundo demo-tucano é pequeno, e como a panelinha da elite do poder econômico é sempre a mesma."

FONTE: publicado hoje (26/11) no blog "Os amigos do Presidente Lula" [exceto o título e os dois primeiros parágrafos, colocados por este blog]

Nenhum comentário: