segunda-feira, 30 de novembro de 2009

LULA: BRASIL OBRIGOU OUTROS PAÍSES A REDUZIR GASES DO EFEITO ESTUFA


"Já está claro que todos os países terão que assumir responsabilidade", disse Lula

"Meta brasileira de emissão de gases obrigou outros países a apresentar números, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (30) que o estabelecimento de uma meta brasileira a ser levada para a Conferência do Clima, em Copenhague (Dinamarca), obrigou países que estavam se recusando a apresentarem propostas. O Brasil se comprometeu a diminuir as emissões de gases entre 36,1% e 38,9% até 2020.

"Você pode ter diferenças entre os números, mas um passo importante é que já está claro que todos os países terão que assumir responsabilidade", disse, em seu programa semanal Café com o Presidente.

Lula comentou ainda o encontro com líderes de países amazônicos na semana passada também para definir metas a serem levadas para Copenhague. Ele lembrou que uma espécie de Carta de Princípios foi elaborada na ocasião e que o documento deve guiar o comportamento dos demais países da Amérifca do Sul sobre as mudanças climáticas.

O presidente voltou a cobrar que os países ricos, além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, disponibilizem dinheiro para ajudar países em desenvolvimento a atingirem as metas e a continuarem a crescer.

"Todo mundo está com a preocupação de encontrar uma saída definitiva e assumir responsabilidade com a garantia da sobrevivência do planeta porque isso significa cuidar do futuro."

Quem fala a verdade

Em Portugal, o presidente Lula disse que, a Conferência do Clima, em Copenhague, na Dinamarca, vai expor as reais intenções dos países em relação às metas de redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Para Lula, também será uma oportunidade para colocar em xeque a disposição dos países desenvolvidos de custear avanços tecnológicos que permitam aos países em desenvolvimento enfrentar as mudanças climáticas.

"Copenhague é um lugar em que a gente vai aferir quem está falando a verdade sobre a questão de clima, quem quer contribuir, quem quer custear os avanços tecnológicos para os países pobres poderem crescer economicamente e preservar o meio ambiente. O Brasil tomou a atitude de mostrar qual é a sua posição", disse o presidente ao desembarcar em Estoril, onde participa hoje (30) da 19ª Cúpula Ibero-Americana.

O presidente disse que trabalha com a expectativa de um acordo até 18 de dezembro. "Eu sempre trabalho com a hipótese de que nas negociações nós deveríamos chegar a alguns números, que não seja tudo o que algum individualmente quer, mas que seja possível construir. É assim que a gente negocia, é assim que a gente faz política e vamos continuar trabalhando."

FONTE: reportagem da "Agência Brasil" publicada hoje (30/11) no portal UOL.

Nenhum comentário: