quarta-feira, 14 de julho de 2010

O ESFORÇO DA “FOLHA” PARA DERRUBAR AS AÇÕES DA PETROBRAS

“Preço de ações dependem de fundamentos da companhia e também de expectativas de mercado. Posso comprar uma ação julgando que a companhia me dará o retorno adequado; ou achando que alguém irá recomprar por um preço superior.

Por isso mesmo, campanhas continuadas contra uma companhia tendem a derrubar o preço de suas ações, independentemente de seus fundamentos, pelo simples efeito-manada. Há uma jogada recorrente no mercado, que é investir contra determinados aspectos de uma companhia, montar uma campanha que potencialize eventuais movimentos de alta ou de baixa, para poder comprar na baixa ou vender na alta.

A Petrobras vai fazer o maior lançamento de ações da história. Será peça central para cacifar investimentos essenciais para o desenvolvimento do país nas próximas décadas. É importante que o mercado analise os impactos sobre os acionistas e alerte para riscos e oportunidades do investimento.

Mas a campanha sistemática da Folha contra o lançamento – em um período em que a Petrobras é obrigada a manter o silêncio, por imposição da CVM – começa a chamar a atenção.”

FONTE:
publicado hoje (14/07) no blog do jornalista Luis Nassif.

Nenhum comentário: