segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MORTALIDADE INFANTIL EM CUBA É A MENOR DAS AMÉRICAS


"O índice de mortalidade infantil de Cuba neste ano registrou marca de 4,9 bebês a cada mil nascidos, a menor de todo o continente americano, incluindo Canadá e Estados Unidos, informou relatório divulgado terça-feira (3).

Dados do Ministério de Saúde Pública de Cuba que foram publicados pela imprensa local na terça-feira (3), ainda divulgaram que a região de Las Tunas, no leste do país, registrou 3,5 mortes a cada mil.

"Nos últimos quatro anos, Cuba alcançou cifras inferiores a 5 na taxa de mortalidade infantil, a mais baixa das Américas, junto ao Canadá", publicou o jornal “Granma”. Em 2010, no entanto, os dois países apresentaram taxa de mortalidade de 5,9.

Segundo a publicação cubana, esse êxito se dá graças "à política sanitária do governo revolucionário, que garante a igualdade no que diz respeito ao acesso aos serviços assistenciais que são oferecidos a mãe e à criança".

Informações do jornal ainda apontam que houve cerca de 133 mil nascimentos nos país durante 2011, cifra que supera a registrada no ano anterior em 5.317 crianças."

FONTE: publicado pela agência italiana de notícias “Agenzia Nazionale Stampa Associata” Ansa Latina. Transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=172523&id_secao=7). [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’]

Nenhum comentário: