segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

APROVAÇÃO DE DILMA SUPERA A DE TODOS OS PRESIDENTES NO INÍCIO DO GOVERNO

PRESIDENTE É CONSIDERADA ÓTIMA OU BOA POR 59% APÓS UM ANO, diz Datafolha

Otimismo da população com economia ajuda a sustentar popularidade, que não foi afetada por escândalos no governo

Por Bernardo Mello Franco, na “Folha de São Paulo”

“A presidente Dilma Rousseff atingiu, no fim do primeiro ano de seu governo, índice de aprovação recorde, maior que o alcançado nesse estágio por todos os presidentes que a antecederam desde a volta das eleições diretas.

Pesquisa Datafolha realizada na última semana mostra que 59% dos brasileiros consideram sua gestão ótima ou boa - salto de 10 pontos percentuais em seis meses.

Outros 33% classificam a gestão como regular, e 6% como ruim ou péssima -cinco pontos a menos que na pesquisa de agosto. Não responderam 2% dos entrevistados. A nota média do governo é 7,2.

Os números atestam que a presidente não teve a imagem afetada pelos escândalos que marcaram o início de sua gestão. Ela demitiu sete ministros em 2011, seis deles sob suspeita de corrupção.

Ao completar um ano no Planalto, Fernando Collor tinha 23% de aprovação. Itamar Franco contava 12%. Fernando Henrique Cardoso teve 41% no primeiro mandato e 16% no segundo. Luiz Inácio Lula da Silva alcançou 42% e 50%, respectivamente.

De acordo com o novo levantamento, a avaliação de Dilma melhorou entre homens e mulheres e em todas as faixas de idade, renda familiar e escolaridade.

Sua aprovação [ótima ou boa] agora é de 62% no eleitorado feminino e de 56% no masculino.

A presidente alcançou equilíbrio entre os eleitores da base e do topo da pirâmide social. Tem 61% de ótimo e bom entre os que estudaram até o ensino fundamental e 59% entre os que chegaram ao ensino superior.

Na divisão por renda familiar, o maior avanço foi na faixa de cinco a dez salários mínimos: 16 pontos de melhora, atingindo 61% de aprovação.

Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, a chave para entender a evolução dos números nos últimos meses está na economia.

"É o fator que mais explica as mudanças em relação à pesquisa anterior", afirma. "A população estava preocupada com a crise internacional, mas percebeu que ela não mexeu no seu bolso."

A fatia de entrevistados que acredita que sua situação econômica vai melhorar subiu de 54% em junho passado para 60% neste mês. O otimismo sobre a economia do país foi de 42% para 46% no período.

Em 2011, a inflação chegou a 6,5%, a maior em sete anos. A alta de preços atingiu o pico em setembro, mas agora segue tendência de queda.

A imagem pessoal de Dilma também melhorou. Ela é considerada "decidida" por 72% dos brasileiros. Para 80%, ela é "muito inteligente", e para 70%, "sincera".

Entre os eleitores que apontam o PSDB como seu partido preferido, a petista alcança 40% de aprovação. Nesse grupo, 69% a consideram "muito inteligente", e 57%, "decidida" e "sincera".

"Dilma demonstrou firmeza nas crises e passou a imagem de que é rápida para decidir e não titubeia para demitir quem se envolve em irregularidades", diz Paulino.

O Datafolha ouviu 2.575 pessoas nos dias 18 e 19. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos.”

FONTE: reportagem de Bernardo Mello Franco, na “Folha de São Paulo”  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/21372-aprovacao-de-dilma-supera-a-de-lula-no-inicio-do-governo.shtml) [imagem do blog “Tijolaço”: http://www.tijolaco.com/a-forca-de-dilma-e-a-forca-da-esperanca/]

Nenhum comentário: