quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

EX-FAVELADA DO MORRO DO ALEMÃO, CATADORA DE PAPEL, ASSUME PRESIDÊNCIA DA PETROBRAS

Complexo do Alemão

Graças Foster
“Quem as conhece de perto costuma dizer que a engenheira Maria das Graças Silva Foster, 58, é um "clone" da presidente Dilma Rousseff.

Rígida e extremamente exigente, assim como Dilma, Graça, como gosta de ser chamada, tem fama de agressiva no trato com sua equipe.

Primeira mulher a ocupar uma diretoria da estatal e a ser indicada para assumir a presidência da companhia, é engenheira e funcionária de carreira. Começou como estagiária em 1978 e ocupou cargos gerenciais na empresa antes do governo Lula (2003-2010), quando, pelas mãos da então ministra Dilma (Minas e Energia), trocou o Rio por Brasília, no começo de 2003.

A aproximação ocorrera quando Dilma, então secretária de Energia do Rio Grande do Sul (1999-2002), queria um ramal adicional no gasoduto Bolívia-Brasil para atender ao sul do Estado. Ouviu um "não" como resposta da então gerente da estatal, mas a amizade prosperou.

Graça filiou-se ao PT e se engajou na campanha de Dilma. Tem três estrelas tatuadas no antebraço esquerdo, duas delas vermelhas. Foi secretária de Petróleo e Gás e dirigiu as subsidiárias Petroquisa e BR Distribuidora.

Mineira de Caratinga, Graça se define "carioca de coração". Torce pelo Botafogo, é fã de carnaval e dos Beatles. Aos dois anos, mudou-se com a família para o complexo de favelas do Alemão, onde viveu até os dez anos e trabalhou como catadora de papel.

crianças do Morro do Alemão

catadores de papel
Em 2010, foi apontada pelo jornal britânico "Financial Times" uma das 50 executivas mais influentes do mundo. Tem filha médica e filho estudante de jornalismo -que tatuou o nome da mãe no antebraço”.[...]

Sede da Petrobras no Rio de Janeiro (à direita)
FONTE: reportagem de Pedro Soares e Denise Luna publicada na Folha de São Paulo  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/21735-ex-catadora-executiva-morou-no-complexo-do-alemao.shtml). [título e imagens do google acrescentados por este blog 'democracia&política'].

3 comentários:

Probus disse...

Que MARAVILHA de gestora, estou muito feliz com a indicação da Graças Foster.

Por falar em Petrobras eu me lembree de... petróleo...

"...a Índia começará a pagar em

ouro,

pelo petróleo

iraniano – não com rúpias, através do banco estatal UCO indiano e do banco estatal Halk Bankasi, turco.

Pequim – que já negocia com o Irã em

yuans – pode também mudar-se para o

ouro.

Desnecessário lembrar que ambas, Delhi e Pequim, são grandes produtoras de ouro, com muito ouro nos cofres."

Por Pepe Escobar: Tudo que reluz é... petróleo

25/01/2012, Asia Times Online

“All that glitters is... oil”

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

http://redecastorphoto.blogspot.com/2012/01/tudo-que-reluz-e-petroleo.html

Probus disse...

Êita, faltou essa...

18/01/2012

Pepe Escobar: “O mito do Irã isolado”

Os caminhos do dinheiro, na crise iraniana

17/01/2012, Pepe Escobar, Tom Dispatch
The Myth of Ïsolated Iran – Following the Money in the Iran Crisis

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

http://redecastorphoto.blogspot.com/2012/01/pepe-escobar-o-mito-do-ira-isolado.html

Unknown disse...

Probus,
Também fiquei contente pela escolha. Substituir o ótimo Sergio Gabrielli é difícil. Contudo, a vitoriosa luta pela vida e a experiência e sucesso profissional de Graças Forter indicam que ela se sairá muito bem.
São muito bons os textos do Pepe Escobar. Obrigada pelas indicações. Um blog que gosto e que frequentemente os transcreve é o redecastorphoto, por você também sempre citado. Amanhã, transcreverei outro texto de Pepe Escobar: "EUROPE AT WAR WITH IRAN".
Maria Tereza