quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

'PINHEIRINHO' E A NOVA PRESIDENTA DA PETROBRÁS

catador de papel
Da “Carta Maior”

“A nova presidenta da Petrobrás, Graça Foster, cresceu numa favela. Sua infância foi vivida no Morro do Adeus, no Rio de Janeiro, que hoje integra o Complexo do Alemão. Até os 12 anos, catou papel e lata na rua para custear os estudos, como narrou recentemente em entrevista ao jornal “Valor”.

Há mais de três décadas na Petrobrás, Graça sucederá a José Sérgio Gabrielli, que dirigiu a estatal no ciclo mais importante desde sua criação, nos anos 50. O saldo mais reluzente desse período foi a descoberta das reservas pré-sal, mas, sobretudo, a regulação soberana dessa riqueza pelo Presidente Lula. Em 2009, a contrapelo da coalizão demotucana e do candidato da derrota conservadora, José Serra, o governo brasileiro transformou a principal descoberta mundial de petróleo dos últimos 30 anos numa poupança do povo brasileiro. Recusou-se a reduzí-la a uma ‘commodity’ para o repasto dos mercados. Serra, na campanha de 2010, prometeu [revelação do Wikileaks]: vitorioso, decretaria a 'reintegração de posse do pré-sal' às petroleiras internacionais.

A mulher que assume esse patrimônio histórico sabe onde o Brasil grita e precisa ser ouvido. O Brasil pobre hoje grita em 'Pinheirinho', por exemplo, a ocupação de 1660 famílias, violentamente despejadas no domingo em São José dos Campos (SP).

No momento em que a truculência do dinheiro grosso e o menosprezo conservador pelos excluídos produz tríplice aliança entre o poder judicial paulista, o governo do Estado e a administração tucana de São José dos Campos, é valioso saber que, na esfera federal, existem olhos e ouvidos que sabem onde o Brasil grita. Reverter o ‘arrasa-terra’ em 'Pinheirinho' seria a melhor forma de o governo Dilma transformar a nomeação de Graça Foster mais do que numa boa notícia: um símbolo de seu mandato, em defesa das meninas pobres que ainda catam papel e lata nas ruas do país.”

FONTE: cabeçalho do site “Carta Maior” em 24/01/2012  (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: