quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

REDUÇÃO NA VULNERABILIDADE DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Bernardo Furtado, coordenador de Estudos Urbanos do IPEA (Foto: João Viana)

ESTUDO DO IPEA MOSTRA REDUÇÃO NA VULNERABILIDADE DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Baseada em dados da PNAD, análise mostra que o país registrou melhoria de 14,3%, em média, entre 2003 e 2009.

“Na maioria das unidades da federação, o avanço na qualidade de vida conceito oposto ao de vulnerabilidade das famílias – foi superior a 10% entre 2003 e 2009. Em média, o país registrou melhoria de 14,3% no mesmo período.

Essa foi a conclusão do Comunicado do IPEA nº 131 – “Vulnerabilidade das famílias entre 2003 e 2009”, divulgado na terça-feira, 17, em Brasília. “Acredito que este seja um índice razoável. O acesso ao trabalho e à renda melhoraram muito. Assim como ao conhecimento. Mas não de forma tão rápida”, disse o coordenador de Estudos Urbanos da “Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais” do IPEA (DIRUR), Bernardo Furtado, durante a apresentação.

De acordo com o estudo, os únicos Estados em que a qualidade de vida melhorou menos que 10% no período foram o Pará, onde o avanço foi de 7,7%, Rondônia, que apresentou 8,8%, e Amazonas, com 6,8%. Os dados confirmam o fato de que a região Norte, em média, registrou melhorias menos significativas em relação às demais regiões. Em termos regionais, a análise mostra que os efeitos de redução da vulnerabilidade no período foram diferenciados entre as regiões e entre as dimensões. Em termos de acesso ao conhecimento, por exemplo, a redução da vulnerabilidade na região Norte foi de apenas 1,2%, bem inferior ao desempenho das outras regiões, da ordem de 7,5%. O mesmo ocorre em relação às condições habitacionais.

O Nordeste obteve avanços importantes proporcionalmente em relação às outras regiões. No entanto, na média, ainda possui índice de vulnerabilidade superior ao da região Norte. Segundo Bernardo Furtado, a região mantém os maiores valores em termos absolutos, indicando que a vulnerabilidade como um todo se concentra com maior intensidade nas áreas rurais, em Alagoas, Maranhão, Piauí e interiores do Ceará e de Pernambuco. As unidades que apresentaram os melhores resultados foram o Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O ÍNDICE

Realizado com base nos dados do PNAD de 2003 a 2009, o estudo analisa o índice de vulnerabilidade das famílias brasileiras em seis dimensões – vulnerabilidade, acesso ao conhecimento, acesso ao trabalho, escassez de recursos, desenvolvimento infanto-juvenil e condições habitacionais – e traz os dados particulares de unidades da federação, bem como as confrontações dos números entre urbano e rural, metropolitano e não-metropolitano.

O índice leva em consideração critérios como, no caso da vulnerabilidade social, a capacidade da família de prover sua sustentabilidade, tanto financeira quanto de forma mais ampla, já que considera como parâmetros centrais a presença de bebês, crianças e idosos e cônjuges e sua proporção em relação ao número de dependentes no âmbito da família. Mais do que objeto de política pública, os resultados dessa dimensão retratam a evolução e composição dos membros familiares e sua capacidade de reprodução.”

FONTE: portal do PT  (http://www.pt.org.br/noticias/view/estudo_do_ipea_mostra_reducaeo_na_vulnerabilidade_das_familias_brasileiras).

Nenhum comentário: