terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A CUBA QUE DILMA VISITA, por Emir Sader

Havana, Cuba
“Assim que Fidel e seus companheiros tomaram o poder e o governo dos EUA acentuou suas articulações para tratar de derrubar o novo poder, a grande burguesia cubana e uma parte da classe média alta foram se refugiar em Miami.

Bastava esperar que mais um governo rebelde capitulasse diante das pressões norte-americanas ou fosse irremediavelmente derrubado. Afinal, nenhum governo latino-americano rebelde tinha conseguido sobreviver. Poucos anos antes, Getulio Vargas tinha se suicidado e Perón havia abandonado o governo. Os dois governos da Guatemala que tinham ousado colocar em prática uma reforma agrária contra a “United Fruis” – hoje reciclada no nome para “Chiquita” -, sofreram violento golpe militar.

Como um governo cubano rebelde, em plena guerra fria, a 110 quilômetros do império, conseguiria sobreviver? Cuba era o modelo do “pátio traseiro” dos EUA. Era ali que a burguesia [norte-americana] passava suas férias como se estivesse numa colônia sua. Era ali que os filmes de Hollywood encontravam os cenários para os seus melosos [enredos] sentimentais. Era ali que um aristocrata cubano tinha importado Esther Williams para inaugurar sua casa no centro de Havana, mergulhando numa piscina cheia de champanhe. Era em Cuba que os milionários norte-americanos desembarcavam com seus iates diretamente aos hotéis com cassinos, ou às suas casas, sem sequer passar pelas alfândegas. Era ali que os marinheiros norte-americanos se embebedavam e ofendiam os cubanos de todas as formas possíveis. Era para Cuba que a “Pan American” inaugurou seus vôos internacionais. Era ali que as construtoras de carros norte-americanas testavam seus novos modelos, um ano antes de produzi-los nos EUA. Foi em Cuba que a máfia internacional fez seu congresso mundial no fim da segunda guerra, para repartir os seus mercados internacionais, evento para o qual contrataram o jovem cantor Frank Sinatra para animar suas festas. Em suma, Cuba era protetorado norte-americano.

Os que abandonaram o país deixaram suas casas intactas, fecharam as portas, pegaram o dinheiro que ainda tinham guardado e foram esperar em Miami que o novo governo fosse derrubado e pudessem retomar normalmente sua vida num país de que se consideravam donos, associados aos gringos.

Há um bairro em Miami que se chama “Little Havana”, onde os nostálgicos ficam olhando para o sul, cada vez menos esperançosos de que possam retornar a uma ilha que já não podem reconhecer, pelas transformações radicais que sofreu. Participaram das tentativas de derrubada do regime, a mais conhecida delas foi a invasão na Baía dos Porcos, que durou 72 horas, mesmo pilotada e protagonizada pelos EUA – presidido por John Kennedy naquele momento. Os EUA tiveram que mandar alimentos para crianças para conseguir recuperar os presos da invasão, numa troca humanitária.

Cuba mudou seu destino com a revolução, conseguiu ter os melhores índices sociais do continente, mesmo como país pequeno, pobre, ao lado dos EUA, que mantém o mais longo bloqueio da história – há mais de 50 anos -, tentando esmagar a Ilha.


Durante um tempo, Cuba pode apoiar-se na integração ao planejamento conjunto dos países socialistas, dirigida pela URSS, que lhe propiciava petróleo e armamento, além de mercados para seus produtos de exportação. O fim da URSS e do campo socialista aparecia, para alguns, como o fim de Cuba. Depois da queda sucessiva dos países do leste europeu, a imprensa ocidental se deslocou para Cuba, instalou-se em Havana Livre, ficaram tomando mojitos e daiquiris, esperando para testemunhar a ansiada queda do regime cubano. (Entre eles estava Pedro Bial e a equipe da Globo.)

Passaram-se 23 anos e o regime cubano está de pé. Desde 1959, 10 presidentes já passaram pela Casa Branca e tiveram que conviver com a Revolução Cubana – de que todos eles previram o fim.

Cuba teve que se reciclar para sobreviver sem poder participar do planejamento coletivo dos países socialistas. Cuba teve que fazer imenso esforço, sem cortar os direitos sociais do seu povo, sem fechar camas de hospitais, nem salas de aulas, ao invés da URSS de Gorbachev, que introduziu pacotes de ajuste e terminou acelerando o fim do regime soviético.

Dilma na chegada a Cuba (foto Blog do Planalto)
É essa Cuba que a Dilma vai encontrar. Em pleno processo de reciclagem de uma economia que necessita adaptar suas necessidades às condições do mundo contemporâneo. Em que Cuba intensificou seu comércio com a Venezuela, a Bolívia, o Equador – através da ALBA -, assim como com a China, o Brasil, entre outros. Mas que necessita dar novo salto econômico, para o que necessita de mais investimentos.

Necessita, também, aumentar sua produtividade, para o que requer incentivar o trabalho, de acordo com as formulações de Marx na Critica do Programa de Gotha, de que o principio do socialismo é o de que “a cada um conforme o seu trabalho”, afim de gerar as condições do comunismo, em que a fartura permitira atender “a cada um conforme suas necessidades”.

Cuba busca seus novos caminhos, sem renunciar a seu profundo compromisso com os direitos sociais para toda a população, a soberania nacional e a solidariedade internacional. Cuba segue desenvolvendo suas políticas solidárias, que permitiram o fim do analfabetismo na Venezuela e na Bolívia e o avanço decisivo nessa direção em países como o Equador e a Nicarágua.

Cuba mantém sempre, há mais de dez anos, a “Escola Latino-americana de Medicina”, que já formou, na melhor medicina social do mundo, de forma gratuita, a milhares de jovens originários de comunidades carentes todo o continente – incluídos os EUA. Cuba promove a “Operação Milagre”, que ja’ permitiu que mais de três mil latino-americanos pudessem recuperar plenamente sua visão.

Cuba é uma sociedade humanista, que privilegia o atendimento das necessidades dos seus cidadãos e dos de todos os outros países necessitados do mundo. Que busca combinar os mecanismos de planejamento centralizado com incentivos a iniciativas individuais e a atração de investimentos, na busca de novo modelo de crescimento, que preserve os direitos adquiridos pela Revolução e permita novo ciclo de expansão econômica.

Aqueles que se preocupam com o sistema político interno de Cuba, têm que olhar não para Havana, mas para Washington. Ninguém pode pedir a Cuba relaxar seus mecanismos de segurança interna sendo vítima do bloqueio e das agressões da mais violenta potência imperial da história da humanidade. A pressão tem que se voltar e se concentrar sobre o governo dos EUA, para o fim do bloqueio, a retirada da base naval de Guantánamo do território cubano e a normalização da relação entre os dois países.

É essa Cuba que a Dilma encontra, intensificando e ampliando os laços de amizade e os intercâmbios econômicos com Cuba. Não por acaso o Brasil somente restabeleceu relações com Cuba depois que a ditadura terminou, intensificando essas relações no governo Lula e dando continuidade a essa política com o governo Dilma.”

FONTE: escrito por Emir Sader, cientista político, sociólogo e professor. (Texto originalmente postado no Blog do Emir, em 29/01/2012). Transcrito no portal do PT  (http://www.pt.org.br/noticias/view/artigo_a_cuba_que_dilma_visita_por_emir_sader) [imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

7 comentários:

Probus disse...

Sinceramente: A matéria do ano. Emir Sader foi muito feliz, aliás, nada mais racional que ele.

Unknown disse...

Probus,
Também gosto muito dos textos do filósofo, sociólogo e cientista político Emir Sader.
Maria Tereza

Alexandre Pereira disse...

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, CUBA AINDA VIVE: “Por uma ilha livre, independente e acima de tudo soberana”.

É necessária envergadura moral ao se fazer críticas infundadas ao governo socialista cubano. Definitivamente Cuba não é o lugar correto para se ganhar dinheiro (altos salários), nem tampouco de se apoderar do erário público ou muito menos usufruir dos benefícios (luxo) que só o dinheiro através de uma visão capitalista pode proporcionar. Um lugar assim, certamente está situado em algum país capitalista... Entretanto, “A Ilha” consegue garantir ao seu povo o mínimo de condições de sobrevivência (coisa que não ocorre nos países ditos “democráticos”) A ilusão da “pseudodemocracia” capitalista,..... EI ESPERA AI! COMO ASSIM! NÓS TEMOS DEMOCRACIA!... E temos? Para todos aqueles que têm seus privilégios e confortos garantidos (plano de saúde, moradia digna, ensino de qualidade, etc); até pode ser motivo de divertimento insultar o governo cubano, achando que nossas eleições representam a mais pura democracia. Contudo, para muitos “miseráveis” e “excluídos” que estão abaixo da linha de pobreza, a verdadeira liberdade democrática está relacionada com melhores condições de vida, ao menos no tocante a educação, atendimento médico e uma moradia digna para os seus entes. É muito fácil filosofar a miséria dos outros, sem ter uma noção clara da real situação de calamidade pública existente nas camadas menos favorecidas. Escondido atrás dos bureaus, certos teóricos justificam seus ataques ao governo cubano através da luta contra a ditadura, só que eles se esquecem que foi o próprio Fidel Castro quem derrubou o tirânico, repressor e corrupto Fulgencio Batista (uma das maiores ditaduras já implantadas num país do caribe), sendo abertamente apoiado pelo maior representante de direitos humanos do globo, EUA. DEMOCRACIA é muito mais do que um simples voto. Quando o nosso país capitalista mostrar condições de resolver os problemas acima expostos, serei o primeiro a sugerir a saída do governo cubano.

Texto ótimo de Emir Sader, ele demostra muito conhecimento sobre a ilha.

Alexandre Pereira.
Camaragibe-PE

Unknown disse...

Estas chamando a juventude que foge da miséria socialista de Cuba, de "burguesia"! Vai ser comunista assim no inferno! O criminoso ditador da Dinastia Comunista, Castro, é sustentado pela Maçonaria americana só porque Castro deixou a maçonaria livre em Cuba.

Unknown disse...

Ao Nicolae Sofran,
Na minha opinião, a citada "miséria" de Cuba é muito discutível, principalmente porque Cuba apresenta diversos parâmetros do IDH melhores até que os dos EUA. Além disso, creio que as carências existentes são consequências, antes de tudo, do absurdo e covarde embargo dos EUA contra a pequenina ilha. Desconheço essa história da maçonaria. Gostaria de ter mais informação.
Maria Tereza

Probus disse...

"Desconheço essa história da maçonaria..." Como muitos devem desconhecer, infelizmente.

Nada EU sei sobre a "ação" da MÁ SS onaria pelo Caribe... mas, ao redor do mundo, um pouco EU sei... à partir do FED, o Federal Reserve, que NADA tem de FEDERAL e MUITO é de PRIVADO...
Sabemos o PODER descomunal desta DESGRAÇA, desta MÁFIA, a MÁ SS onaria...

Impeachment da Dilma e Maçonaria
https://www.youtube.com/watch?v=pnZHpdB1-2c

Ordem e Protesto ! Maçonaria e seus códigos por trás das 5 propostas da Dilma
https://www.youtube.com/watch?v=ozpjGwHglXo

A Maçonaria no comando do Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=oodU_3-ruR4

Semiramis: O Símbolo de Lúcifer no Dinheiro Brasileiro - Nova Ordem Mundial
https://www.youtube.com/watch?v=gSvlcOVXsOs

Teoria da Conspiração - Os Segredos da Nota de Um Dólar.
https://www.youtube.com/watch?v=UCIURiOaR_o

A Brasília Secreta: Satanismo na Capital do Brasil.mpg
https://www.youtube.com/watch?v=Hv4EedH4nPg

SALVADOR CIDADE OCULTA
https://www.youtube.com/watch?v=aaTbwjPny6w

Enfermeira da Rainha Elizabeth Veste Cinto Satânico
https://www.youtube.com/watch?v=Se8NVJl1PsQ

MENSAGEM OCULTA FIESP - SP
https://www.youtube.com/watch?v=mumiwtSiYdU

Cidade Oculta Sao Paulo
https://vimeo.com/25320809

maçonaria SBT/GLOBO/RECORD/TODAS- maçonaria domina tudo - Illuminatis
https://www.youtube.com/watch?v=iiK8FveU-5Y

Maçonaria dominando tudo
https://www.youtube.com/watch?v=y5Z3Zo-KTFg

Maçonaria revelada com todos os detalhes imperdível
https://www.youtube.com/watch?v=drzbbYrKtq4

E, não vamos esquecer que DEVE ter MUITO MINISTRO do STF que deve ser MAÇON... do tipo, GILMAR MENDES...

Unknown disse...

Ao Probus,
Obrigada pela indicação de "bibliografia" disponível na internet sobre maçonaria.
Como toda cidadã que muito lê desde a infância, é óbvio que conheço algo sobre o assunto, mas não ao ponto de concordar ou discordar com a afirmação do leitor Nicolae, de que "Castro é sustentado pela Maçonaria americana só porque ele deixou a maçonaria livre em Cuba". Lerei mais sobre o tema.
Maria Tereza