quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

USAF DEFENDE O USO DO SUPER TUCANO NO AFEGANISTÃO


Escrito por “Navy Petty Officer 1st Class Chris Fahey –NATO”

“No esforço contínuo do Governo do Afeganistão de fazer o combate contrainsurgência de forma independente, uma nova ferramenta será acrescentada ao seu arsenal, projetada para permitir versatilidade, reconhecimento e uso de armas de precisão à Força Aérea Afegã, que está em crescimento.

Conforme anúncio de 30 de dezembro do ano passado, a USAF (Força Aérea dos EUA) aprovou contrato estimado em mais de 350 milhões de dólares, que fornecerá à Força Aérea Afegã, pelo menos, 20 aeronaves de apoio aéreo leve A-29 Super Tucano, mais dispositivos de treinamento no solo e todos os equipamentos de manutenção e apoio associados. As aeronaves estão programadas, originariamente, para chegar no segundo semestre de 2013.

De acordo com o general brigadeiro Tim Ray, comandante do “NATO Air Training Command-Afghanistan” (Comando de treinamento aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN – no Afeganistão), o Tucano foi “feito sob medida” para a missão de contrainsurgência no Afeganistão, e provê plataforma custo-efetiva e fácil de manter, destinada a se somar às já capazes plataformas de treinamento e de transporte da Força Aérea Afegã.

“A plataforma LAS (Light Air Support – apoio aéreo leve) sinaliza um marco, indo além das aeronaves de transporte e de asas rotativas com as quais não estamos realmente indo atrás do inimigo”, disse Ray. O general brigadeiro completou: “O [Super] Tucano é a aeronave de melhor desempenho cinético e mais ofensiva que eles terão, e eu estou certo de que haverá grande impulso à moral das tropas de solo ao vê-lo voando sobre elas. É o tipo certo de plataforma para o terreno, para a luta e, mais importante, é fácil de manter.”

Construído para missões contrainsurgência, a plataforma de apoio aéreo leve – especificamente o [Super] Tucano – tem sido o cavalo de batalha na luta contra elementos antigoverno ao redor do mundo. Mais de 150 unidades ao redor do globo já acumularam, coletivamente, 130.000 horas de voo e mais de 18.000 horas de combate, sem nenhuma perda.

Há duas missões primárias para esse sucesso ser repetido no Afeganistão: a primeira é garantir que os custos com o apoio aéreo leve estejam dentro dos atuais e futuros orçamentos do Governo Afegão. Segundo Ray, “o LAS opera a uma fração do custo de outras plataformas de ataque. O motor da aeronave é incrivelmente confiável e muito simples. Temos os mesmos motores nos aviões Cessna 208 e é o mais confiável que eu conheço na indústria aeronáutica.”

A segunda é que os pilotos em treinamento e seus instrutores sejam capazes de voar a aeronave em cenários de combate. Segundo Ray, “os afegãos são bons aviadores. Quando se fala em capacidades básicas de manche e pedal e bravura, eles são mais do que adequados, e temos dois currículos sendo refinados para treinar os instrutores e para treinar os estudantes. Nós já temos alunos saindo das diferentes escolas de pilotagem e aprendendo o básico sobre voar aeronaves de asa fixa. A continuidade será, obviamente, um programa de treinamento de missão que lhes dê capacidade de empregar o LAS em combate.”

O acréscimo do LAS marca o complemento final para o inventário da Força Aérea Afegã, de mais de 100 variadas aeronaves, e é a preparação para futuro crescimento. O treinamento básico para a aeronave LAS será conduzido na Base Aérea de Shindand, e o treinamento de missão será feito numa outra localidade ainda a ser definida.

Ativada em 2009, a “NTM-A” é uma coligação de 37 países que contribuem para assistir o Governo da República Islâmica do Afeganistão em gerar uma Força Afegã de Segurança Nacional capaz e sustentável, pronta para tomar a responsabilidade pela segurança do país por volta de 2014.”

Complementação deste blog ‘democracia&política’:

Ver vídeo:

http://www.military.com/video/aircraft/military-aircraft/super-tucano-in-action/802461906001/

FONTE: escrito por Chris Fahey, 1st Class Navy Petty Officer, da NATO [OTAN]. Publicado em site da USAF (Força Aérea dos EUA). Tradução, adaptação e edição: revista “Poder Aéreo”. Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=17/01/2012&page=mostra_notimpol) [imagem do Google, vídeo e pequenos ajustes no texto adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: