terça-feira, 10 de abril de 2012

ESTADÃO É CONTRA QUEDA DOS JUROS. QUEM O PIG (*) DEFENDE ?

Comentário do amigo navegante Carlos Quintela:

“O Estadão informa em suas páginas (editorial da pág 3, 7 abril) que o BB e Caixa estão baixando suas taxas de juros apesar de seus clientes terem maior risco que os dos Bancos privados. Aliás, faz uma comparação entre os clientes dos privados, que seriam da Alemanha e os de BB/Caixa que seriam do Azerbaijão. A comparação, por si só, já desqualifica todo o artigo.

Mas vamos analisar com um pouco mais de profundidade a questão. Todos sabemos que os cenários de risco são feitos de forma distinta em cada instituição, embora sigam regras básicas do BC.

Tomemos o que acontecia no Panamericano como exemplo da forma de agir das instituições privadas e já teremos o que pode acontecer com a classificação de risco das instituições.

O Estadão omitiu algo que todos sabem de sobejo: as instituições oficiais têm sido muito mais rigorosas com a análise de crédito e fixação de limites de seus clientes. Portanto, apesar de possuir um número muito menor de classificações de risco no nível A, estando a maioria de seus negócios nos riscos B e C, sua inadimplência é menor que a dos Bancos privados.

O BB está situado em um patamar de inadimplência mais baixo que o Itaú, por exemplo.

Essa é a realidade que o Estadão não informa aos seus leitores e tenta fazer crer que a redução de juros praticada pelo Governo é irresponsável.

Agora vem a minha pergunta, qual a razão para o Estadão agir dessa forma? A quem ele está servindo? Será que ninguém vai publicar a verdade e exigir do Estadão que confesse que está recebendo “propina”para defender os juros altos?

Até quando vamos ter que aguentar essa imprensa venal e manipuladora?”

Sobre esse mesmo tema, diz o Bruno:

PHA, boa noite!"

Faz-se mister salientar que o BB e a Caixa só baixaram os juros porque são públicos, ou seja, o ‘Farol’ [FHC/PSDB] tentou, tentou, mas não vendeu. Aí o PIG entra com o trololó que FHC deixou a economia mais forte que não convence mais ninguém. Em suma: Dilma com 77%, bancos públicos baixando os juros e o ‘Cerra’ mordido de raiva. A Dilma engoliu o PIG!

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

FONTE: portal “Conversa Afiada”, do jornalista Paulo Henrique Amorim  (http://www.conversaafiada.com.br/pig/2012/04/07/estadao-e-contra-queda-dos-juros-quem-o-pig-defende/).

2 comentários:

Alexandre Ventura F de Toledo disse...

Parece que pela primeira vez o Governo está batendo de frente contra o alto spread praticado pelos "queridinhos" Bancos Brasileiros. Porque será? O Governo abriu os olhos?...R: Não, o nosso Executivo sabe que não tem mais como segurar esse "negócio" de juros altissimo e moeda super valorizada. Esse modelo antigo enfim esgotou. Quanto ao Estadão...se desqualificou néh.

Unknown disse...

Alexandre,
O governo hoje reuniu os banqueiros privados na tentativa de fazê-los baixar os juros. A Selic vem baixando, mas, com a queda, os bancos privados apenas aumentaram ainda mais a já gorda margem de lucro (R$ 50 bilhões no ano passado). A resposta dos bancos ao esforço do governo, segundo a mídia, foi não se comprometer (por conta da falsa desculpa da inadimplência) e pedir redução de impostos... Somente os bancos estatais (BB, Caixa, BNDES)baixaram e continuarão a baixar os juros.
Maria Tereza